Coisas Que Só Acontecem Comigo III - O padeiro de Mocambo

Por esse tempo eu trabalhava em Alagoinhas-Bahia e retornava para Aracaju às sextas-feiras à tarde, em ônibus de carreira, numa viagem que para mim se tornara monótona. Eu comprava as passagens com antecedência e sempre a mesma poltrona 11, janela, lado direito. Na cidade de Entre Rios, sempre subia uma senhora que ocupava a poltrona 12, ao meu lado. Deveria ser formada em Antropologia, Sociologia ou qualquer outra gia, pois nunca me dirigiu um só “boa noite”, embora fizéssemos esse percurso há quatro anos. Isso deixava minha viagem ainda mais sem graça. Para aliviar essas quatro horas de maçadas, eu ouvia músicas pelo fone de ouvido ou mais comumente lia um livro.

Certa vez, por voltas 19 horas, na metade da viagem meu celular tocou. Tocou e não identificou o número, ainda assim atendi:

- Pois não, boa noite.

Do outro lado respondeu uma voz feminina, que eu também não reconheci. Gentil pra caramba e a cada segundo menos eu a entendia.

- Oi, boa noite, tudo bem! Como está você?

- Comigo tudo ok e melhor agora, mas temos um problema: Meu celular não reconhece seu número e eu não reconheço sua voz, para que você não faça ligação à toa... Com quem você gostaria de falar mesmo?

- Eu quero falar com você mesmo, há quanto tempo né...?

- Pois é! Ah, entendi! Se for trote, eu sou a pessoa certa, pode trotar... Mas ou você se identifica ou desligarei e creia, não gosto de ser indelicado.

- Calma rapaz, eu sou Aelis.

- Aelis?!!!!!!!!!

- Sim, a Elis Regina...

Fui obrigado a reconhecer minha desastrosa distração, Tem vezes em que a tomada nos desliga do mundo. É muito chato ser traído pela memória.

- Ah, poxa vida! Onde ando com minha cabeça! Pois é, há quanto tempo! Prazer, eu sou o Antônio Pecci Filho, mas pode me chamar de Toquinho! Eu queria mesmo lhe encontrar fora do cemitério... Tenho uma música nova feita com o Vinicius, sabia?

- Pu... pu... pu... pu... pu... pu...

Tem gente que não sabe brincar mesmo!

E depois o palhaço sou eu.

------------------------------------------------------------------------------

Participação de Stelo Queiroga, pelo que agradeço.

E a Elis reencarnada ...

Ficou toda macambúzia ...

Nunca mais se fez sentada ...

Naquele assento uma dúzia ...