Meros Detalhes Construtivos

Segunda feira. 11 horas. Contrário do relâmpago que riscou de vermelho dourado o breu da noite, o prédio veio abaixo, inundando de poeira o clarão do dia; deixando os transeuntes que estavam por perto em polvorosa. Assim que parte da poeira abaixou, um senhor com capacete branco veio verificar os escombros e pasmo, estacou exatamente ao lado do senhor de capacete amarelo que também estava ali, vendo os destroços; ao pressenti-lo, falou: “bicho feio, heimm! O que o senhor está vendo?

- O mesmo que você.

- Como assim? Sou cego. Pressinto e vejo as coisas através do faro.

- Era um prédio; agora é um amontoado de ferros retorcidos que formam escombros.

- Fizeram o perfil geológico-geotécnico do solo?

- Como assim?

- Aquilo que chamam de sondagem do solo. É o perfil que após feitas as investigações mostra as diferentes camadas de solo e as suas respectivas resistências à penetração.

- Ah, sei!

- Fizeram o slump teste do concreto?

- Como assim?

- É a medida do abatimento do concreto, quando 3 camadas forem postas num recipiente cônico e sujeitas à 25 batidas. Com isso é possível saber o adensamento do concreto logo que feita a retirada do recipiente; através deste rápido ensaio manual, pode-se medir a exsudação do concreto e comparar com a medida estabelecida em projeto.

- Ah, certo!

- Fizeram a cura do concreto certinha?

- Como assim?

- Processo que permite a hidratação do concreto nos primeiros dias e garante posteriormente a resistência e a durabilidade. Esse processo de tratamento elimina as possíveis retrações e fissuras que podem ocorrer devido às reações químicas que ocorrerão na peça concretada: uma delas é a desidratação por falta de água.

- Ah, bom! Quanta inteligência!

- Qual foi o fator água-cimento?

- Como assim?

- É a quantidade de água ideal para certa quantidade de cimento e demais materiais usados na dosagem do concreto. A relação água-cimento está relacionada diretamente com a resistência do concreto: excesso de água; baixa resistência. Menos água...

- Hum, já sei! Nem precisa terminar de falar.

- O traço foi dosado corretamente?

- Troço? Como assim?

- Fizeram o teste de ensaio à compressão das amostras de concreto?

- Como assim?

- É o ensaio que determinada o rompimento da peça quando imposta à determinada carga. Obviamente, a resistência ao rompimento deve ser maior que a resistência mínima requerida em projeto para suportar uma dada estrutura e a notação técnica é fck.

- Tá certo. Entendi!

- Especificaram a mistura do CBUQ?

- CB o quê?

- O concreto betuminoso usinado a quente é usado como base nas estruturas de pavimentos de rodovias.

- E é rodovia que estava sendo construído?

- Como assim? Sou cego e perguntador, né? Quem é o senhor?

- Não está vendo a cor do meu capacete? Por que?

- Civil para construções e obras?

- Não; capacete que assina sentença de morte!

- Então civil para alguma coisa.

- Como assim?

- Civil para saber as quantidades de concreto e demais materiais abstratos e subjetivos que se usam nas estruturas.

- Como assim? Mais alguma pergunta cego linguarudo?

- O senhor acha isso mesmo de minha pessoinha?

- O seu capacete é amarelo? Pois então, deveria estar trabalhando, limpando os banheiros. O que está fazendo aqui?

- Como assim? Estou fazendo o mesmo que o senhor está fazendo: vistoriando o que está pronto.

- Como assim?

- Qualquer semelhança entre eu e o senhor é mera intuição sensorial.

- Como assim? Cego vidente, é?

- Sim. Na última contagem, são cinco os espíritos dos peões mortos. Por favor, façamos um minuto de silêncio!

Mutável Gambiarreiro
Enviado por Mutável Gambiarreiro em 01/09/2015
Reeditado em 01/09/2015
Código do texto: T5366929
Classificação de conteúdo: seguro