OLHOS de ÁGUIA

São Bernardo do Campo. Calçada do Paço Municipal.

Uma senhora, usando uma bengala e óculos escuros, batia uma moeda solitária contra a bacia de alumínio. "Uma esmola. Uma esmola. Quem dá para a cega, doa para Deus. Uma esmola. Uma moeda. Uma nota. Quem dá para a cega, empresta para Deus!

Um senhor bondoso, enfiou a mão no bolso, tirando de lá um moeda graúda. Nem bem colocou-a na bacia, a pedinte separou-a na mão e pôs na sacola. "Uma esmola. Uma esmola".

Esse mesmo senhor que havia feita a doação, afastou-se dela uns poucos passos. Repetiu o que havia feito, e a cega enfiou a mão na bacia, correu o dedo na moeda, pondo-a junto das demais.

O sol estava de lascar vidros. "Uma esmola. Uma esmola. Quem dá a cega, empresta a Deus. Uma esmola".

O mesmo senhor que havia doado as moedas anteriormente, com pena da cega depositou mais uma moeda. A cega repetiu o gesto. O senhor intrigado, deu meia volta e pôs uma cédula. Mais do que depressa, a cega abiscoitou-a na sacola.

O senhor franziu o cenho e depositou mais uma cédula. A cega imediatamente jogou na sacola, que já havia colecionado uns trocados.

O senhor sentou perto dela. Ela perguntou: "Uma esmola. Tem alguém aí"?

- Sim. Sentei aqui. A senhora é rápida para pegar o dinheiro, heim, dona?

- Claro! Do jeito que as coisas estão, vai que de repente aparece o pessoal do PT por aqui.

- Ué, como a senhora sabe? Não és cega?

- Conheço e sinto o cheiro da estrela e da cor vermelha deles a quilometros de distância. Onde tem PT, tem lambança!

- Esquisito.

- Esquisito meu filho é ser roubado todo o dia e ficar quieto.

- Por que? Roubaram a senhora?

- Quem disse que dou chances!? Tem as horas certas para ser cego, agora o Brasileiro é toda hora.

- E a senhora é de onde? O que está fazendo aqui?

- Fui banida do PT, partido que tem filial em Quixeramobim, CE; minha terra natal! Chega de ser Sem Terra, Sem teto, Sem Moeda, Sem Cédula...sem...sem...Visão; porém, de elevada moral. Quando a coisa fracassa lá, agente corre pra cá. Terra rica, de povo solidário e como lá, bobim. Desculpe-me, mas muito ajuda quem não atrapalha. Peço esmola, para quem trabalha.

- Interessante! Sabe pedir rimando. Estou indo e bons negócios para a senhora.

- Uma esmola. A mulher que dá às cegas, faz filho. Uma moeda. Cega não pode e nem tem tempo para trabalhar. Uma esmola para comprar uma camisa com botões e sem gola. Sigo remando, com ou sem camisola!

Mutável Gambiarreiro
Enviado por Mutável Gambiarreiro em 07/08/2015
Reeditado em 09/08/2015
Código do texto: T5338193
Classificação de conteúdo: seguro