ESPALHA BRASA

No apartamento 13, andar 135, do edifício Boa Esperança, pertencente ao conjunto de prédios “Black Moon”, que está localizado à Rua das Alamedas, número 501; bairro Dos Autonomistas, moram os idosos e aposentados, MAS e sua esposa GGS. Casaram em regime de Comunhão de Bens, antes do aforismo popular “Os Tempos Mudarem”, motivo de gozarem a vida à dois. Do amanhecer ao anoitecer seguem o mesmo ritual. Uma das filhas casadas mora aproximadamente 20 km dali.

7 horas da manhã: “Bom dia, filha! Dormiu bem? Como está a Bia? Estava com o peitinho chiado, melhorou”?

.

- Rham rham. Que bom! A febre passou. Sim. Tá. Fale com a empregada para preparar o Luis que o vovô já está na garagem pegando o carro para leva-lo à escolinha.

.

- Reclamando? Por que? Será que as Tias fizeram alguma coisa para ele? Cê sabe como as coisas estão! Olho aberto. Rham, rham. Claro! Tome cuidado!

.

- A empregada disse que o vovô passou lá, então? Vou desligar para preparar o café; sim saiu sem, com esse frio danado saiu sem o esquenta peito de um cafezinho. Coitado, quê dó!

.

- Que horas pegou o Luis? Humm! Viu a Bia? Ontem estava com o peitinho chiadinho. Falei com a Norma e ela disse que está bem melhor. Passei o café, o resto está tá na geladeira.

.

Por volta do meio dia: “Oi filha! O vovô foi buscar o Luis. Falou que a Bia está com semblante bonito, com as bochechas coradinhas de rosa; o que sua vó falava que a criança estando assim, ou é febre ou está bem. O pai me tranquilizou”.

.

- Rham, rham! Certo. Pode deixar. Já almoçou? De ultimamente, você com esse seu regime!..cê tá ciente dos problemas de anorexia. Melancolia. Depressão. PMD. Tudo começa com essas coisas de espelho e balança. Posso ficar tranquila, filha? Se não, vou lá...tá bom, mais tarde te ligo.

.

Três horas da tarde: “Acabei de ligar para a empregada. Cê falou com ela agora? Num faz mal; o mal é ficar sem saber como a Bia está. Perguntei para ela se colocou ração para os gatos e os cães. Verdade! Rham, rham! Tá. Exato. Mandei o pai comprar Dipirona. Não sabia. O muito nunca é demais; demais é a falta. Estou olhando, é ele que está chegando. Te amo; te amo”!

.

Dezoito horas: "Rham, rham! Está no trânsito? Essa cidade está terrível; principalmente com essa merda de Mobilidade urbana, é faixa pintada de vermelho para todo lado. Tá parecendo movimento do MST. Dá até desânimo de sair de casa de carro. Foi ao supermercado. Deve estar chegando, rham, rham! Pode deixar, o genrão tem mais o que fazer! Administrar o patrimônio que ele administra, tem que estar com cabeça fria. Claro...faz que tempo que está só Espalhando Brasa. Tem resto de comida do almoço, ele come. Te amo...amo...amo! Ligo mais tarde".

.

- A comida está no fogão. Esquente e coma. Não vai fazer arroz novo e jogar esse fora. Desperdício. Na África tem tanta gente passando fome. O Fábio não vai levar o Luis à escolinha; sobrou para você.

.

- Filha e os dois, dormiram? Não? O Luis está viciado no celular? Bom sinal, está conectado. Que nada, não atrapalha na escola, não. Conheço o netinho que tenho. Dia terrível, né? Imagino. Te amo...amo! Ligo mais tarde. É verdade: uma hora da manhã. Como sei? Acabou o BBB agora. Te amo, filha! Durma com Deus!

.

- Cansada? Que desculpa mais esfarrapada. Quanto tempo está aposentada? Desde o nascimento de nossa filha caçula. Chega de tanto mimimi para nem espalhar a brasa!

.

Nos aposentos da filha caçula: "Cansada? Trânsito! Dor de cabeça! Quantas desculpas esfarrapadas! Qual foi a última vez que tocou fogo no braseiro? Bem antes do nascimento de nossa filha caçula. Desse jeito, pode parar de tomar anticoncepcional; gasto inútil”! Chega de tanto blá,blá,blá e nada de brasa.

- O mesmo digo para você: pare de colecionar preservativos, Espalha Brasa! Chega de tanto titititi e nada de isqueiro!

- Agora a coleção é de sabor morango. Cheirosas!

Mutável Gambiarreiro
Enviado por Mutável Gambiarreiro em 10/04/2015
Reeditado em 12/04/2015
Código do texto: T5201468
Classificação de conteúdo: seguro