ISTO É QUE É SER "VACA LOUCA"

ISTO É QUE É SER "VACA LOUCA"


Seu Plácido, tem uma pequena propriedade lá pras bandas do Capão de baixo.É uma terra boa,produz de tudo,tem também umas vaquinhas de leite, e entre elas a Mimosa.Essa é especial foi criada na mamadeira, sua mãe morreu em seu parto, e mimosa é órfã desde que nasceu.ela sozinha fornece todo o leite para o consumo da família, e ainda sobra para seu Plácido fazer uns queijos, que são muito apreciados por toda a vizinhança.A vida não é facil,más apesar das dificuldades, seu Plácido conseguiu dar o estudo ao filho Juliano.Julinho, como é carinhosamente chamado pela família e amigos.É um menino muito dedicado e esforçado nos estudos,toma o ônibus todas as manhãs na porteira da fazenda,pra ir à escola ,lá na cidade.
Dia desses, Julinho chegou em casa com uma novidade muito agradável aos pais, participou de um concurso onde concorreu a uma bolsa de estudos na Suiça, e qual não foi sua felicidade ao saber que havia sido contemplado.A surpresa, foi muito boa para seu Plácido e a esposa,que ficaram muito orgulhosos do filho, porém muito preocupados, afinal Julinho nunca havia saido ali do Capão de baixo, e agora estaria indo para outro país longe e muito diferente,más afinal como é a realização do sonho do rapaz, concordaram, e lá se foi Julinho para a Suiça estudar.
Os dias se passaram e Seu Plácido começou a notar umas mudanças no comportamento de Mimosa,que andava meio tristonha, meio cabisbaixa, seu Plácido ouviu falar que estava havendo uma doença pela região,a tal da "VACA LOUCA" ficou muito preocupado, más apos chamar o veterinário,descobriu-se que o problema de mimosa era apenas um pouco de saudades do Julinho. Seu plácido e Julinho, trocavam muitas cartas,e comentavam sobre Mimosa. Um dia numa dessas cartas, Julinho disse o seguinte ao pai: Pai, pelo meu curso de Zootecnia,estou fazendo alguns estágios aqui nas fazendas,e descobri uma coisa muito diferente e interessante, acho que o senhor vai gostar.Aqui os retireiros são chamados de camponeses, e todos os dias de manhã antes de começar a ordenha, eles tocam e cantam músicas clássicas para as vacas, e elas são muito felizes e produzem o dobro do leite das nossas ai.Experimente fazer isto ai com a Mimosa, quem sabe ela fica um pouco mais tranquila.Seu Plácido ficou intrigado com aquele pedido do filho, más pensou...Si essi povu di lá faiz o mió chocolati du mundu, faiz u mió relógio du mundu,cantá pra boi durmi o pá vaca dá leite podi ser uma boa idéia uai. E após muito pensar, resolveu colocar aquela idéia em prática,ensaiou umas modas boas, afinou a viola e deixou todo preparado.
No outro dia bem cedinho, como fazia diariamente,lá estava ele no curral.Meio sem jeito ,chamou a Briosa, Manhosa e a Mimosa e disse: ói qui hoji eu tenhu umas novidadis pro ceis, si o ceis gostá podi apraudi. As vacas então se reuniram numa platéia e seu Plácido começou a cantar...Eu num trocu meu ranchinhu marradinhu di cipó, Cantou a música inteira, pontilhou e repicou a viola,e as vacas ali, prestando a maior atenção.Quando acabou, seu Plácido disse...bão mininas agora vamu trabaiá um poco né! naquele dia as vacas deram um pouco mais de leite. No outro dia seu Plácido repetiu o mesmo procedimento e nem precisou chamar as vacas, que quando viram a viola,já posicionaram-se para apreciar o show, e seu Plácido cantou...Moreninha linda du meu bem querê...cantou mais umas três modas e as vacas entraram para o curral. Naquele dia a produção quase dobrou e seu Plácido, todo feliz ligou pro filho e disse: Sabi fio, o negócio é bão memo sô, contou a novidade ao filho, a assim foi por muitos dias.Um dia seu plácido começou a matutar...Bão si eu cum essas moda véia ,to fazeno sucessu cum as vaca, si eu inová um poco,axqui a Mimosa sara di veis. Ensaiou umas músicas novas, pegou um teclado e lá foi ele pro curral.As vacas já o viram de longe e vieram, já era um belíssimo fã clube, ai seu Plácido falou: Oi mininas hoji eu tenho uma novidade tão boa, mais tão boa qui si u ceis tivessi carsinha, u ceis ia inté jogá elas ni mim ,iscuti só... Tirou o teclado da capa, e começou, Eu queru tchu, eu queru tcha, eu queru tchu, tchu, tchu, tcha ,tcha, ai as vacas começaram a comentar na linguagem delas:acho que o véio pirô , vamos dar o fora, e quando ameaçavam sair, seu Plácido disse:carma mininas ceis num gostaru dessa,mais eu tenho otra muito mais mió,essa eu tenho certeza qui o ceis vai gostá,veja... Ai si eu ti pegu, ai ai si eu ti pego, anssim ocê mi mata.Foi uma vaia total,e a Mimosa comentando com as outras, dizia...Acho que a doença da "vaca louca" pegou o véio.Viraram a cauda e foi uma correria só, ficaram lá de longe,vendo o seu Plácido se lamentar dizendo...Ai ai...qui será qui fiz di erradu.

(Idal Coutinho)
IDAL COUTINHO
Enviado por IDAL COUTINHO em 03/08/2012
Reeditado em 09/08/2012
Código do texto: T3811361
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.