Pastel chinês
Hoje fui comer um pastel em uma destas pastelarias chinesas no centro de Curitiba, como em tantos lugares temos por ai no Brasil, automaticamente pedi o meu de queijo e um refrigerante gelado, na hora de pedir o molho virei para mocinha chinesa e falei: moça tem molho pimenta... Tentando imbecilmente ser participativo com a dificuldade em adaptação ao nosso idioma que este chineses encontram aqui, e para minha surpresa eis que me veio a resposta: O senhor prefere molho verde ou pimentas vermelhas, temos variedades, e se ainda preferir, um bom molho de tomate ou uma maionese, então, o que o senhor decide? E meu mundo caiu, como, ela, mocinha chinesa falava então um português tão abrangente, e não demorou muito para descobrir toda a verdade. Ela era uma impostora implantada ali por alguma rede de pasteis para contaminar todas as redes chinesas do Brasil, afinal, comer pastel no chinês, já existe alguns parâmetros que não vivemos sem, o óleo usado e reusado ao menos umas quinze vezes, o pastel frio, os molhos ralos, refrigerante gelado, na maioria das vezes e claro, “ flango, cane e misto com ovo “ , não saberia viver sem comer pastel a moda chinesa... e logo ali em minha frente vi a falência do negocio, todo marketing destruído e abolido por uma mocinha falando exímio português, mas eis que tive minha segunda hipótese: chineses na verdade, são literatos e letrados no português mais rebuscado existente, Luis Fernando Veríssimo, mentira, seus textos eram de WO SHONG WI, Fernando Pessoa, vá lá, era tudo de Wong WI YO, Guimarães Rosa, TI WO CHIW, e por fim este que vos escreve Lobo Rosa, é mentira, é tudo de um jovem escritor iniciante já prodígio, Feng Wow i, e por ai vai... eles dominaram o mundo das letras a séculos no Brasil, mas existem em uma sociedade secreta dos literatos chineses, sim, uma academia de letras obscura a qual se mantém no anonimato por décadas e que também administra o ramo de pastelarias para não darem muito as caras e manter lucros no comercio, só que para isso, precisam manter todos aqueles estereótipos que citei acima e falar errado para não serem pegos com a boca na botija... e a mocinha, com certeza estava revoltada com o anonimato e decidiu mostrar seu português ao mundo, será ela Alguma Clarice? Bem, que Deus abençoe as pastelarias chinesas.