Narges Mohammadi, Prêmio Nobel da Paz de 2023
Narges Mohammadi, iraniana, 51 anos, engenheira e jornalista, casada com Taghi Rahmani, tem dois filhos gêmeos, de 17 anos, Kiana e Ali, que vivem com o pai, em Paris. Condenada a vários anos de prisão, além de 154 chicotadas e outras penas, essa corajosa mulher está presa arbitrariamente na penitenciária de Evin, no Teerã, em condições cruéis e desumanas.
Participou de campanhas públicas no Irã pelos direitos humanos, tais como contra a pena de morte, o abuso sexual de presas políticas, o recurso ao confinamento solitário nas prisões e por exigirem a responsabilização pelas centenas de homicídios ilegais que ocorreram durante os protestos de Novembro de 2019.
É autora do livro "White Torture" ("Tortura Branca", em tradução literal), onde denuncia as condições de vida dos prisioneiros, especialmente em isolamento, abusos que ela mesma diz ter sofrido.
"Tenho que manter meus olhos no horizonte e no futuro, mesmo que os muros da prisão sejam altos e próximos e bloqueiem minha visão." (Narges Mohammadi)