Cordão de Girassol

Minha homenagem ao Hidden Disabilities Sunflower (ou apenas HD Sunflower), uma organização internacional que luta pela inclusão e a acessibilidade para pessoas portadoras de deficiências ocultas por meio de uma ferramenta simples: o Cordão de Girassol, que identifica pessoas portadoras de limitações não-visíveis e que podem precisar de ajuda, compreensão ou mais tempo nas mais diversas situações, como em lojas, no trabalho, na escola, no transporte, em hospitais, em espaços públicos. Isso nos ajuda a ter comportamentos mais acolhedores e empáticos, sem preconceitos.

A lei nº 14.624/2023, sancionada em 17 de julho, que altera o Estatuto da Pessoa com Deficiência, de 2015, institui o uso (opcional) do cordão de fita com desenhos de girassóis como símbolo nacional de identificação de pessoas portadoras de deficiências ocultas.

Em comemoração, o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, foi iluminado esta semana com o símbolo do Cordão do Girassol.

A deficiência oculta não é percebida de maneira imediata, por não ser fisicamente evidente, tendo impedimento de longo prazo de natureza mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva em todos os ambientes em igualdade de condições.

É o caso da surdez, do daltonismo, do autismo e de deficiências cognitivas, Transtorno de Déficit de Atenção (TDA), transtornos ligados à demência, doença de Crohn, colite ulcerosa e fobias extremas, e outros.

Lu Mendes
Enviado por Lu Mendes em 19/07/2023
Código do texto: T7840746
Classificação de conteúdo: seguro