A GUERRA DO JENIPAPO 1823 - PIAUI NORDESTE - BRASIL
Um pouco mais da nossa história
"Se não pesquisarmos, se não lermos, se não nos interessarmos, se não buscarmos informações e orientações que possam elevar o nosso conhecimento, ficaremos presos a um mundo pedagógico costumeiro que já se arrasta por décadas, sem que avancemos no conhecer do nosso próprio país. Qual o motivo de cercear a nossa história, e porque alardeamos tanto o que aconteceu em São Paulo, no Rio de Janeiro, em Minas Gerais se por vezes tantas renegamos o nosso chão nordestino?
Assim, numa curiosa atitude, busquei saber um pouco dessa história da BATALHA DO JENIPAPO, com o enfoque de curiosidade mesmo.
Foi buscando nessa pesquisa que me deparei com esse fato que me chamou a atenção e que acho relevante passar adiante para quem tiver interesse".
Então, vamos ao pesquisado, para entendermos melhor nossa história.
Carlos Silva
A GUERRA DO JENIPAPO
Um campo de batalha no solo nordestino
• 13 de março de 1823, no que conhecemos hoje como o oitavo Estado nordestino, acontecia a guerra do Jenipapo, no local em que hoje está situada a cidade de Campo Maior, no Estado do Piaui.
• A Guerra do jenipapo é de grande importância para o Brasil, porém, pouco divulgada, nos anais da história, escondendo de muitos a riqueza e a memória do nosso país.
• O Piauí, orgulha-se do seu povo, que perdeu a guerra, mas evitou uma catástrofe ainda maior, contendo o avanço das tropas portuguesas.
• Armados de facões e de tudo que podia ser considerado como armas, os heróis piauienses enfrentaram seu opositor (os portugueses) onde de ambos os lados aconteceram baixas consideráveis.
• Vale ressaltar, que pelo lado desses bravos guerreiros brasileiros, as baixas e os feridos foram maiores por conta da superioridade dos armamentos utilizados pelos portugueses.
• Num futuro (um pouco mais adiante, além dessa data, entre 1896 a 1897) há 74 anos faria lembrar Canudos, onde o quadro se assemelha no tocante a utilização de ataques e defesas com armas rudimentares utilizadas pelos conselheiristas que bravamente lutaram em defesa do que acreditavam ser, de fato, o melhor para o povo.
• O fato é que, A BATALHA DO JENIPAPO, faz parte da histórica luta de um povo que não se curvou e não se intimidou mesmo pela inferioridade armamentista ou pelo número da tropa.
• Próximo de completar os 200 anos dessa Batalha do Jenipapo, o Brasil precisa conhecer mais aqueles que lutaram em defesa da sua nação. Parabéns ao nosso querido, amado e admirado povo do Piauí, e uma saudação toda especial, a cada um daqueles que doaram suas vidas, sem temor, para a conquista da liberdade do seu povo e do seu país.
• Qual o maior conteúdo da nossa história, nossa disposição para lutar em defesa daquilo que nos pertence. Sempre foi assim e os Espanhóis e Franceses e Holandeses constataram essa fibra pulsante na vida e na alma do povo nordestino, para em defesa da nossa tão amada Pátria chamada BRASIL.
Pesquisado por: Carlos Silva.
Fonte: A história da guerra - MBJ - Memorial da Batalha do Jenipapo
Porque o nome Jenipapo?
Foi nas margens desse rio que tinha esse nome, onde a batalha foi travada.