É só mais um primeiro de maio

Não sois máquina! Homens é que sois! E com o amor da humanidade em vossas almas! Não odieis! Só odeiam os que não se fazem amar... os que não se fazem amar e os inumanos!

Charles Chaplin

PARA ESSE 1º DE MAIO Eu escrevo assim:

“Não sois máquinas, Homens é que sois”.

Não é pelo apelo que se faz em torno de uma reparação, não é pelo lamento daqueles que deram suas vidas por conta de uma opressão patronal,

Não é pelo olhar politico que se escolhe, números, partidos nomes e bandeiras de candidatos, não é pelo senso critico de uma revolta, não é simplesmente pelo aproveitamento da data que simboliza o labor de um homem, de uma pessoa de um pai de família, de um profissional cuja essência da vida é trabalhar para sustentar a si e aos que lhes são agregados e tidos numa socialização familiar.

Não é por nenhum enfeite de segmento ideológico e ou paternalista ao qual nos referimos para reverenciar uma ilustre pessoa.

Não é por nada disso. É apenas para enaltecer a figura Humana de um ser que desde cedo conhece os árduos caminhos da sobrevivência e que o mundo lhe conhece como TRABALHADOR.

TRABALHA A DOR de saber que se é útil sem o verdadeiro merecimento dos labores.

TRABALHA A DOR de saber que tem que fazer isso como uma forma plena de sobrevivência, evitando assim ser titularizado com outros nomes como: VAGABUNDO, OCIOSO, PREGUIÇOSO.

TRABALHA A DOR de acordar cedo e por vezes ficar de pé em trens, ônibus e Metrôs lotados que mal (há tempos atrás) lhe cabia espaço para a marmita amarrotada na bolsa.

TRABALHA A DOR que tem que eleger quem tanto lhe promete e ao chegar ao poder lhes esquecem com tamanha facilidade.

O trabalho do trabalhador que trabalha A SUA PRÓPRIA DOR, hoje é comemorado no mundo inteiro, de várias formas e de vários modelos de fazê-lo.

Operário, peão, funcionário, colaborador, não importa o nome que lhes derem, pois ao longo do existir do mundo, e por todo esse vasto mundo, já se ouvia falar no homem TRABALHADOR.

Esse mesmo Homem que trabalha a dor do seu existir, sonhando com um país mais justo, colaborando para efetivamente viver num mundo melhor. Utópico pensar, pois a este, não cabe a culpa da destruição do mundo em que vivemos.

ELE APENAS CUMPRIA AS ORDENS DE QUEM TRABALHA A DOR DO SERVIR.

Com isso, e em resumo lógico para um bom esclarecer, junta-se todas essas palavras para apenas dizer:

FELIZ DIA DO TRABALHO, AO VERDADEIRO TRABALHADOR DO MEU PAÍS, E DO MUNDO.

Carlos Silva - Caldas de Cipó BA.

1º de maio de 2022

CARLOS SILVA POETA CANTADOR
Enviado por CARLOS SILVA POETA CANTADOR em 01/05/2022
Código do texto: T7506817
Classificação de conteúdo: seguro