Jovem que estudou em casa sem energia elétrica na BA e tirou 980 na redação  do Enem passa em medicina na UFRB | Bahia | G1
g1.com Acesso: 06 julho 2021

Brasil bonito
 
Há vinte e cinco anos, na comunidade quilombola  de Salgado, situada no município de Antônio Cardoso, a cento e quarenta e sete quilômetros de Salvador, nasceu Matheus de Araújo Moreira Silva, transbordando  orgulho  a  seus pais: uma dona de casa e um pedreiro e à sua comunidade nos anos subsequentes.  Aluno  de escola pública,  Matheus sempre desejou estudar medicina desde que concluiu o Ensino Médio em 2013.  Esse menino honrado precisou superar algumas barreiras para realizar seu sonho tão almejado. Estudava na biblioteca municipal da cidade, que foi fechada devido à pandemia. Tentou estudar na sede da associação de moradores, o que não foi possível, devido ao barulho dos bares vizinhos. Disse Matheus que em sua casa não havia a menor possibilidade de concentração nos  estudos por questões diversas. Esse baiano admirável  cessou seus  aprendizados  por um período e em julho do ano anterior, uma amiga lhe ofereceu uma casa simples, sem energia elétrica para que ele pudesse dar continuidade ao seu objetivo. Deu aulas de reforço escolar para pessoas de seu bairro,  gerando  renda para  concretizar seu sonho .  Fez um pacote de internet com uma operadora de celular e usava a lanterna do aparelho quando escurecia, os percalços da vida  esse jovem já conhecia.  Estudava seis horas por dia para o Exame Nacional de Ensino Médio. 

Após tamanha dedicação, eis que esse jardim floriu e Matheus atingiu a nota máxima na prova de redação do Enem de 2020, 980 pontos. Dia 28 de junho de 2021, remotamente,  as portas da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia abriram-se para esse  sorridente brasileiro,   primeiro estudante de  médicina  da família Silva . 
Disse Matheus:
 "-Eu estou bastante honrado em poder fazer o curso com o qual irei possibilitar mudanças de vida de várias pessoas. É um sonho concretizado."


-Honrada estou eu, Matheus e que a vida realize infinitos sonhos seus...
Rosa Alves
Enviado por Rosa Alves em 07/07/2021
Reeditado em 07/07/2021
Código do texto: T7294606
Classificação de conteúdo: seguro