ENCONTRO COM JORGE AMADO

Vi a vida emergir do MAR MORTO quando DONA FLOR E SEUS DOIS MARIDOS, viviam como se uma TOCAIA GRANDE lhes fosse preparada a cada dia. Pela praia, muitos CAPITÃES DA AREIA deixavam suas ordens para OS VELHOS MARINHEIROS.

A DESCOBERTA DA AMERICA PELOS TURCOS, era narrada por alguém, como se um Homem vestindo FARDA FARDÃO CAMISOLA DE DORMIR, como se a ele fosse permitida o merecido descanso em JUBIABÁ.

OS PASTORES DA NOITE, em SÃO JORGE DOS ILHEUS admiravam as historias que eram contadas sobre TEREZA BATISTA (que) CANSADA DE GUERRA, convidava GABRIELA CRAVO E CANELA para prosear sobre os frutos da SEARA VERMELHA, que por ali eram colhidos.

A quem comente naqueles locais que A MORTE DA MORTE DE QUINCAS BERRO DAGUA, trouxe a todos uma lição, como se utilizando O ABC DE CASTRO ALVES como tema principal do assunto.

O AMOR DO SOLDADOR por TIETA DO AGRESTE, era marcado pelos encontros que faziam próximo a TENDA DOS MILAGRES, narrando nas TERRAS DO SEM FIM, os SUBTERRÂNEOS DA LIBERDADE (na) AGONIA DA NOITE. Que apenas apreciava o enlace desses ocorridos.

Apelidaram essa terra de O PAÍS DO CARNAVAL, porque O MENINO GRAPIUNA, amava as festas da BAHIA DE TODOS OS SANTOS.

Ele se divertia com tudo que era dito sobre O GATO MALHADO E A ANDORINHA SINHÁ. Isso servia para relaxar a tensão na NAVEGAÇÃO DE CABOTAGEM, onde OS ÁSPEROS TEMPOS ocultavam O SUMISSO DA SANTA, em uma historia de feitiçaria em que todos diziam que era padroeira de todos os males. Vai saber.

Tudo isso e muito mais, ele pesquisava em LITERATURAS COMENTADAS que com o tempo foram adaptando e recontando para que todos pudessem ter acesso a tudo que um dia foi escrito.

Ele, O garoto aprendia mais a cada dia sobre muita coisa, mais isso, so quando O CAPITÃO DE LONGO CURSO lhe contava historias compridas e esbravejava em voz grossa: O CAVALEIRO DA ESPERANÇA disse que o CACAU é A LUZ NO TUNEL.

Era como se ali existisse uma cumplicidade entre A BOLA E O GOLEIRO, como se O MILAGRE DOS PASSÁROS fizesse com que O CONTADOR DE HISTORIAS, CENAS ESCOLHIDAS, provocasse (pelo labor da navegação) o inevitável SUOR dado aos esforços de cada um.

Tudo era registrado entre os CADERNOS DE LITERATURA BRASILEIRA, onde é possível imaginar num doce devaneio, QUATRO MULHERESQUATRO ROMANCES como se retratasse uma ARTE PARA CRIANÇA CARYBÉ, O CAPETA CARYBÉ, como se dizia alguns.

Acredito (pela sutileza da narrativa tão bela), que UM BAIANO ROMÂNTICO E SENSUAL escrevera algo sobre O CAPETA CARYBÉ, talvez tenha sido o mesmo que escreveu a CARTA A UMA LEITORA SOBRE ROMANCES E PERSONAGENS.

Se isso tudo tinha uma ligação, eu não sei. Mas acho ESSENCIAL relembrar essas façanhas como se houvesse necessidade de se falar sobre o CAVALEIRO DA ESPERANÇA, sem querer ser repetitivo, mas muito se disse por ali, algo da VIDA DE LUIZ CARLOS PRESTES, com todo respeito até mesmo pelos velhos marujos dos portos que contavam suas lidas e conquistas que há tempos de hoje, não mais encheriam de curiosidades nem mesmo A RATINHA BRANCA DE PÉ DE VENTO E A BAGAGEM DE OTÁLIA.

Isso foi só para ilustrar uma remota lembrança infantil, onde POVO E TERRA, jamais deixam de ser temas corriqueiros.

Será que O COMPADRE DE OGUM era de fato O AMOR DE SOLDADO sobre O MURO DE PEDRAS amigo CACÃO?

E é a mim que tu vens perguntar? E eu sei lá dessas coisas. No meu modo de ver, isso deve ser mais intrigante do que Sebastião revelar DE COMO O MULATO PORCIUNCULA DESCARREGOU SEU DEFUNTO. Uma saraivada de risos ecoou na noite silenciosa. Argemiro tentando conter “as gaitadas” emendou: Que comparação mais tola. Mas aquilo era somente para se ter algo a se falar sem muito compromisso se o que diziam era ou não verdade.

Brincadeiras a parte, outro dizia: É gente, mas quando chega a HORA DA GUERRA, todos buscam um PORTO SEGURO para se atracar.

As historias tantas, rondam nas rodas de prosas entre cacaueiros e marinheiros, bêbados e pescadores, e muitos se assustam quando os jagunços estão por perto, como se andassem sondando almas para serem despachadas.

Dizem que AS MORTES E OS TRIUNFOS DE ROSALINDA, anda hoje por aqui ainda é um grande mistério, pois ninguém sabe ao certo ou quer falar sobre isso.

Voces sabiam que O AMOR DE CASTRO ALVES, aconteceu lá em SERRA VERMELHA? Oxe isso não tem comprovação nenhuma, basta verificar as datas e tudo o mais.

O filho do Coronel voltou da Europa falando todo diferente e fez uma pergunta com umas palavras difíceis bem assim: Voce sabe o que quer dizer THE WAR OF THE SAINTS? Oxe, que linguajar é esse? Diz ele que quer dizer: A GUERRA DOS SANTOS. E desde quando tem que se falar enrolado por aqui nessas bandas? Eu hem? Mundo moderno ficando mais besta.

Já ouvi falar que OS PATRÕES DA NOITE, (mas não sei bem se é PATRÕES OU PASTORES, sei lá, eu mal sei falar direito) rondam por ai procurando historias, dizem que é para escrever pra botar nos jornais da capital.

Eu só sei que eu não sei de nada, e o que passar disso tudo aqui descrito, são obras ilustradas que se fizeram com o passar dos tempos e o resto se perdeu onde hoje é apenas A ESTRADA DO MAR.

CARLOS SILVA POETA CANTADOR
Enviado por CARLOS SILVA POETA CANTADOR em 22/10/2019
Código do texto: T6776335
Classificação de conteúdo: seguro