Homenagem ao jornalista Helio Rubens de Arruda e Miranda, editor do Jornal Cultural ROL

Excelentíssimo vereador Anselmo Rolim Netto

Excelentíssimo deputado estadual Edson Giriboni

Excelentíssimo professor Aldo Vannucchi

Excelentíssimos homenageados e amigos!

“Há homens que lutam um dia e são bons, há outros que lutam um ano e são melhores, há os que lutam muitos anos e são muito bons. Mas há os que lutam toda a vida e estes são imprescindíveis.”

O destacado dramaturgo, poeta e encenador alemão do século XX, Bertolt Brecht, quando escreveu este lapidar pensamento, certamente se inspirou em homens da estirpe de Helio Rubens de Arruda e Miranda.

Conheci o jornalista Helio Rubens há apenas dois anos, quando, ao navegar pelo Facebook, deparei-me com um artigo da poetisa, educadora e amiga Mara Branco, artigo esse muito bem escrito e que, além de me chamar a atenção por seu conteúdo, despertou minha curiosidade em relação ao veículo por meio do qual ela veiculou o texto: o jornal cultural ROL – REGIÃO ON LINE, do qual, até então, nunca eu ouvira falar.

Curioso pela novidade, perguntei sobre o referido jornal e, após as explicações, ela me perguntou se eu teria interesse de fazer parte do quadro de colaboradores, de colunistas.

Como o Trem das Oportunidades não passa toda hora e nem na mesma estação, aceitei o convite de bom grado. E fui recebido por seu editor, de braços abertos, entusiasticamente e, no mês de março de 2016, apresentado oficialmente aos leitores do jornal.

E minha proposta inicial, como novo colunista, era publicar tão somente crônicas e semanalmente. Todavia, como a falta de inspiração também acabou se tornando crônica, para não deixar de publicar, ora enviava poemas, ora pensamentos, ora contos, mas, sempre justificando a falta de inspiração para as crônicas e, previamente, perguntando se os demais gêneros literários poderiam ser publicados, também.

E do Helio Rubens, sempre recebi o sinal verde e até mesmo o incentivo para publicar textos de qualquer gênero literário, sendo que, após um ano de colaboração, contava com 60 textos publicados.

Esse incentivo recebido foi-me mostrando, aos poucos, quem era o jornalista Helio Rubens de Arruda e Miranda: além de, coincidentemente, sobrinho de um querido e saudoso mestre de Direito Civil, da Faculdade de Direito de Sorocaba, Darcy Arruda Miranda, um ser humano de espírito jovial e empreendedor, um jornalista crítico, inflamado, combativo pelas causas políticas e sociais, mas, pessoalmente, de uma generosidade, de uma amorosidade incomum. Um guerreiro que luta e um menino que sonha!

E, um ano após minha colaboração como colunista, eis que Helio Rubens me fez um convite: ser o Editor Regional do jornal ROL! E novamente, o Trem das Oportunidades passou por mim e por sua porta eu adentrei.

E, mais uma vez, Helio Rubens demonstrou sua generosidade e humildade: ao pedir que ele providenciasse meu cartão de visita como Editor Regional, ele me disse: “Não, não como Editor Regional, mas apenas como Editor, pois, a partir de agora, o jornal ROL tem dois editores: eu, em Itapetininga, e você, em Sorocaba!”

E a partir desse momento, passei a ter com Helio Rubens um vínculo, mais do que ‘editorial’, um liame áureo de amizade. Um vínculo pautado no respeito e no incentivo de todas as horas. Um Mestre Jornalista que tem-me ensinado a Arte e, sobretudo, o amor ao Jornalismo.

Para finalizar minhas palavras, devo apenas consignar que o jornal ROL, neste mês de abril, e sem qualquer apoio financeiro, completa 24 anos de publicações ininterruptas e veiculando, gratuitamente, notícias exclusivamente culturais, sendo que, por 22 anos, sob a condução solitária de Helio Rubens.

O jornal ROL tem hoje um time de 32 colunistas, de várias partes do Brasil, e até mesmo do Japão, que também contribuem voluntariamente e sem qualquer tipo de censura, desde que os textos sejam pautados na ética e na moral.

Segundo pesquisa realizada em meado de 2017 pelo nosso provedor, Itapê Digital, o jornal ROL é acessado por brasileiros e falantes da Língua Portuguesa em 38 países de todos os continentes.

Este é, portanto, o jornal ROL – REGIÃO ON LINE, que abre generosamente seu espaço virtual a todos os amantes das Letras e das Artes em geral, por meio de seções como O Leitor Participa, publicando textos e A Arte do Leitor, por meio da qual fotógrafos, pintores, escultores, artesãos e designers gráficos podem divulgar seus trabalhos.

Este é o jornal ROL que, por meio da enquete Os Melhores do Ano, dá a oportunidade de Sorocaba e demais cidades que adotarem a ideia, de homenagear aqueles que, em várias categorias, deram e dão o melhor de si para a sociedade.

Este é o jornal ROL, nascido há 24 anos, quando, então, a internet começava a ser difundida no Brasil e um jornalista, de olho no futuro, com um impulso inovador e corajoso, colocou sua inteligência, seu cabedal de conhecimentos, seu coração e sua alma a serviço da cultura, da informação, do conhecimento, em prol do bem comum.

Este jornalista é o amigo e irmão Helio Rubens de Arruda e Miranda, a quem eu, com orgulho, chamo de... eterno Editor-Mor do jornal ROL!

Obrigado a todos!

Homenagem prestada no dia 25/04/2018, na Câmara Municipal de Sorocaba, quando o jornalista recebeu a Medalha de Mérito Cultural 'Ademar Carlos Guerra'