Discurso de homenagem pelos 11 anos de fundação do grupo Coesão Poética de Sorocaba

Excelentíssimo Senhor Presidente desta Sessão Solene (1), Vereador Carlos Leite.

Ilustríssimos membros da Mesa Principal.

Caríssimos amigos da Mesa Estendida.

Senhoras e Senhores!

Há 11 anos, próximo ao Monte Olimpo, sob a presidência de Érato, a Musa da Poesia Lírica, reuniram-se Calíope, a Musa da Eloquência, Euterpe, a Musa da Música e Terpsicore, a Musa da Dança.

Segundo Érato, o Arco-Íris que recobre o mundo apresentava algumas cores esmaecidas, e outras, quase apagadas. E isso, porque os seres humanos, envolvidos em grandes e desconsoladas conflagrações, aos poucos assim foram levados, uma vez que, paulatinamente, foram se distanciando da poesia.

Premente se fazia, portanto, convocar homens e mulheres sensíveis e de boa vontade para, conjuntamente, adubar e umedecer a terra árida da insensibilidade, da indiferença e do desânimo.

E as Musas, sob o comando de Érato, após uma busca aparentemente interminável e infrutífera, finalmente encontraram, numa ‘terra rasgada’ (2), os sulcos de arados manejados por homens e mulheres que, a princípio individualmente, nela semeavam as sementes da Poesia.

Eram homens e mulheres ─ Poetas e Poetisas ─ que nunca deixaram de acreditar que a Poesia é a única tinta capaz de recuperar as cores do Arco-Íris.

E assim, sob a inspiração e as bênçãos de Érato, esses poetas e poetisas se reuniram, coesa e amorosamente, e por 11 anos vêm se revelando como um grupo seleto de irmãos, reunidos com o propósito maior de celebrar a Vida e homenagear a Humanidade, por meio de versos eloquentes, candentes que, processados na alma e no coração, vertem dos lábios, sob a forma de palavras, de música e de dança.

Há 11 anos, Érato e suas irmãs voltaram à Terra da Mitologia e dos sonhos, cientes de que cumpriram cabalmente a alta missão a que se propuseram, pois, há 11 anos, Senhor Presidente e meus amigos, a Poesia erigiu um Templo em Sorocaba. E em seu frontispício, insculpido em filigranas douradas, está escrito: ‘Coesão Poética’!

(1) Sessão Solene realizada na Câmara Municipal de Sorocaba, em 28/06/2016

(2) 'Terra rasgada': Sorocaba, em Tupi-Guarani