Lita Moniz
 
 
      
Concurso de Poesia: CUT/SP divulga obras pré-selecionadas

Fonte: CUT/SP / Flaviana Serafim 

Share on twitter Share on facebook  Share on orkut More Sharing Services 0
 

 

Criatividade, originalidade, organização das ideias e qualidade na abordagem do tema “Trabalho Decente” foram os principais critérios de avaliação das produções inscritas


A CUT São Paulo divulgou nesta quarta (17) os autores(as) das 15 obras pré-selecionadas no 1º Concurso Literário de Poesia da Classe Trabalhadora.


Criatividade, originalidade, organização das ideias e qualidade na abordagem do tema “Trabalho Decente” foram os principais critérios de avaliação considerados pela Comissão Julgadora na análise das produções.


As obras pré-selecionadas seguirão para a fase final do concurso e os três ganhadores serão anunciados na próxima terça (23), num sarau promovido pela CUT/SP. Os prêmios para os/as três melhores classificados (as) são: 1º lugar – um iPhone; 2º lugar – um iPad; 3º lugar – um iPod.


O objetivo do 1º Concurso Literário de Poesia da CUT/SP é inserir os trabalhadores e trabalhadoras filiados aos sindicatos cutistas na produção artística do estado de São Paulo, além de estimular a leitura, a interpretação, a divulgação da arte literária e a descoberta de novos talentos.


A competição abriu as atividades do Dia do Trabalhador (a) deste ano, que tem como mote principal Desenvolvimento Econômico e Sustentabilidade, e as inscrições foram recebidas pelo site da CUT/SP entre os dias 11 de março e 8 de abril. Participaram trabalhadores e trabalhadoras, seus dependentes diretos, aposentados (as) e pensionistas, associados aos sindicatos filiados à CUT.


Confira os autores e as poesias pré-selecionadas:


Edvaldo Fernando da Costa - “Tem Criança no Sisal” e “Feijão Indigesto”


Emerson Sérgio Brandão – “Mão"


Fernando da Silva Cardoso – “Do envolvimento sustentável”


Guilherme Mauricio Monteiro – “Trabalho de Gente”


Ilzete Bispo Leite da Costa -  “Gente que Luta Trabalho Decente”


Jeremias Francisco Torres – “Trabalho Decente”


José Alfredo Rodrigues – “Tenha Juízo"


Leila de Oliveira Rodrigues – “Migrante”


Lita Moniz – “Lava a Roupa Lavadeira”


Lucia dos Santos Nakamura – “Matando um dragão por dia”


Maria da Piedade Peixoto dos Santos – “Ousar Lutar, Ousar Vencer!”


Nilcea Fleury Victorino  - “Dez minutos de descanso” e “Prudência e caldo de galinha...”


Roberto Guido – “O Trabalho e a vida”


Lava a Roupa Lavadeira
 
       Lava a roupa lavadeira.
       Bate bem devagar.
      Põe as manchas para corar.
 
      Vão desaparecer.     
      O perfume das  Flores vai
      ocupar o lugar.
 
      Lava a roupa, lava a alma e
      não pares de sonhar que a
      vida vai melhorar.
 
      Só não deixes que ninguém
       venha teus sonhos roubar.
       Tua vida estragar.
      
       Mesmo só por brincadeira,
       Faz o que melhor que sabes fazer:
       Sobreviver.