Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Autores

Sobre a autora
Lita Moniz
Praia Grande - São Paulo - Brasil
1883 textos (49977 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 15/09/19 19:28)
Lita Moniz

Textos do autor
Perfil
Lita Moniz, meu nome artístico, mas também o apelido que me deram, acho que desde que nasci  em uma  vila do extremo norte de Portugal, divisa com a Galiza, por ali se fazia o mais antigo caminho para Santiago de Compostela,  a casa onde nasci acolhia peregrinos na ida e na volta, ali descansavam, curavam as feridas causadas pelo longo percurso feito a pé. E tudo isso era por conta da casa, ali não se pagava nada.
  Por quase cem anos ali viveu uma senhora chamada Maria Luisa era ela que cuidava dos peregrinos, tinha uma espécie de enfermaria onde recebiam os devidos socorros.
      Meu avô sempre quis que uma de suas filhas ou netas se chamasse Maria Luisa, coube a mim essa missão perpetuar seu nome e sua obra. Não há mais feridos, o velho caminho agora é uma estrada bem cuidada, duas horas no máximo e já se está em Santiago de Compostela, ainda há percursos que devem ser feitos a pé, mas  nada que o corpo dos peregrinos não aguente. Fazer o Caminho de Santiago de Compostela significa, limpar o corpo, lavar  a alma e curar a mente. Não sei porque mas  as
 as minhas poesias têm também esta intenção.
      Ali vivi por 18 anos, recebi os estudos que por ali foi possível fazer. Por falta de condições financeiras da família, vim para o Brasil para continuar aqui meus estudos. Tinha aqui parentes que se dispuseram a me ajudar.
     Fui a professora Dona Maria Luisa de Língua Portuguesa, Literatura e Redação, em escolas estaduais, municipais e particulares em São Paulo, agora com dupla nacionalidade .
     Esta nobre profissão além de garantir a sobrevivência  minha e da minha família me ajudou muito a aprimorar o conhecimento e absorver estilos próprios de cada autor, e assim fui criando o meu próprio estilo. Nasci para escrever, cada texto meu é uma experiência nova, com todos eles eu aprendo e assim vou seguindo escrevendo, aprendendo que isto de escrever e aprender não tem hora para acabar.
Hoje completa-se mais um ciclo,  Fui escolhida para Presidente Fundadora da ALAPG
Academia de Letras e Artes de Praia Grande-SP. Escolhi para patrono da 1º cadeira Fernando Pessoa um dos maiores poetas da Língua Portuguesa. Eu passarei, Fernando Pessoa  ficará para sempre como patrono da 1ª cadeira da Academia de Letras e Artes de Praia Grande, -SP  será aqui mais uma vez imortalizado, lembrado, homenageado.
 


Última atualização em 15/09/19 19:28