JAMES BROWN: NOSSO REI, NOSSO ORGULHO, NOSSA ALMA...

Salve.

Ontem eu fui à feira, e como aguardava um amigo, avisei a vizinha e deixei uma antologia do Brown & JB's, no modo Repeat, rodando no cdplayer. Só filé. Quando voltei, meu amigo, doido, queria saber mais. Apenas aumentei o volume e lhe disse: viaje. Semana passada, lançamos um livro, Cadernos Negros - volume 29, poemas afro-brasileiros, lá no SESC-CONSOLAÇÃO. A antologia está composta este ano por 29 autores. Eu sou um deles. Na minha auto-apresentação, escrevi "...Assim fala o mestre James Brown em uma canção: "Diga bem alto: sou negro e tenho orgulho". Este é um dos motivos pelos quais escrevo, fotografo, pesquiso, estimulo vôos". Aprendi com ele, lá pelos idos dos anos 70, ao som de Sex Machine, Get On The Good Foot, Payback, Stone To The Bone, My Thang, dentre outras, a saber um pouco o que era ser negro e como fui brother (eu era dançarino, mestre de cerimônias do grupo Community Of Soul), nos tempos do Movimento Soul, o que é ser irmão de alma. E no seu passo-compasso vieram: Gerson Combo, Banda União Black, Black Rio, e muitos outros. Quando o vi em 78 no Palmeiras, num baile realizado pela Chic Show, tive a impressão de que Deus havia descido na terra. Quase desmaiei de tanta emoção! Anos mais tarde, assisti um show dele no Palace. Tenho guardada uma toalha que ele jogou para o público. Só não tem autógrafo porque o segurança não me deixou entrar no camarim depois do espetáculo. Se já guardava ela com carinho, agora então... Mestre, o corpo repousou, porém seu espirito estará cantando e dançando entre nós, seus discipulos. Abra a roda: God Save The King!

Publicado originalmente em Forum, portal Terra:

http://forum.terra.com.br/dnewsweb.cgi?cmd=article&group=diversão.Morre_James_Brown&item=72&utag=&from=

Morre aos 73 anos James Brown, o rei do soul

http://musica.terra.com.br/interna/0,,OI1317068-EI1267,00.html

OUBÍ INAÊ KIBUKO
Enviado por OUBÍ INAÊ KIBUKO em 25/12/2006
Reeditado em 10/07/2007
Código do texto: T327662
Classificação de conteúdo: seguro