" MEU TIO SÉRGIO" (" IN MEMORIAM")

“ MEU TIO SÉRGIO “ (“in memoriam”)

Certa feita meu tio Sérgio e sua mulher Dayse estavam em uma fila aguardando ansiosamente pelo início de mais uma emocionante sessão de cinema. Em um dado momento, um homem desconhecido interpela meu tio, causando-lhe uma formidável surpresa:

_ “ O senhor é médico não é mesmo? E teve uma carreira brilhante! Sempre esteve a seu lado desde o início,um espírito amigo que muito o ajudou!”

A verossimilhança e o teor benfazejo daquelas palavras pronunciadas por uma pessoa totalmente alheia ao convívio de ambos, teve o condão de emocioná-los sobremaneira. Atônito, meu tio apenas confirmou serem reais as declarações prestadas por aquele estranho,e ato contínuo rumaram para a sala de projeção.

Quisera o abençoado Destino que meu tio fosse o primeiro médico a prestar-me cuidados, providências estas alicerçadas em sua indubitável competência!

Ao mesmo que tempo que oferecia a meus pais Yvonne e Ramon ( também ele de saudosa memória) as orientações concernentes à minha intolerância à lactose, meu tio a todos envolvia em uma atmosfera de carinho e proteção! Sempre a motivar e encorajar meus pais, ele ia explicando as nuances de minha “alergia” ao leite de vaca, asseverando ainda que eu sobreviveria, mas que para isso seria indispensável que ambos se dedicassem deveras!

Aos primeiros sinais de febre ou gripe prontamente minha mãe Yvonne comunicava meu tio, que atendendo à sua solicitação logo se fazia presente em minha casa acompanhado neste mister por esta notável mulher, que é minha tia Dayse! Não raro, nestas ocasiões ele trazia consigo bolos para facilitar a ingesta dos medicamentos receitados...

Contando com a inestimável ajuda de Deus, Jesus, dos Anjos que flanam na erraticidade e de tantos outros encarnados neste plano, a garotinha de antanho pôde vencer com galhardia a todos desafios impostos por seu quadro clínico, tornando-se uma moça saudável e feliz!

Como esquecer, também das alegres tardes passadas em sua casa, onde eu, meus pais, tios e minha primas Denise e Marilia , todos nós irmanados por uma alegria típica dos encontros familiares, brincavámos riámos e conversavámos animadamente?

Em situações como esta meu tio Sérgio punha -se a relatar magistralmente sobre suas viagens e para ilustrar tais estórias mostrava-me detida e pacientemente os seus álbuns fotográficos, documentos estes que se constituem em provas cabais de seu esmero, intelecto e versatilidade!

Mas, não foi somente na seara familiar que a inquestionável vocação médica deste extraordinário ser humano, grande brasileiro e reconhecido profissional deitou suas sólidas e marcantes raízes!

Fiel servidor do povo brasileiro,meu tio que à época dos fatos era Major Médico da Aeronaútica, logrou êxito em levar às mais distantes plagas do território nacional sua ciência, salvando nestas missões preciosas vidas humanas esquecidas nos rincões sertanejos e nas aldeias indígenas localizadas no Norte e Centro- Oeste brasileiros!

Em virtude, de sua prodigiosa atuação como médico, meu tio acabou por granjear a excelsa patente de Coronel Médico da Aeronáutica,não tendo em nenhum momento de seu viver se ufanado de tal conquista laboral!

Conservara em seu íntimo o sentimento natural, puro,lídimo haurido de uma vivência límpida, sem as máculas malsãs do orgulho e da vaidade!

Aos 26 de abril de 2008,ele viajou para o Alto e galgou então as dimensões celestiais!

Recordo-me da derradeira despedida, onde eu em prantos lhe disse:

_ “ Tio querido fique com Jesus! Espere por mim, porque um dia todos nós iremos nos encontrar!”

Muito obrigada, meu tio, padrinho e segundo pai por tudo que fez, faz e ainda fará por nós... Sua imagem reina imaculada em nossos corações, e sua mulher, minha tia , madrinha e segunda mãe Dayse para sempre e devotadamente o amará, assim como eu, minha mãe Yvonne (sua irmã), suas filhas Denise e Marilia e seus netos Monica e Mathias...

Carinhosamente,

Sua sobrinha e amiga.

Ivoninha.

Nota da Recantista: Meu tio Sérgio nasceu em São Carlos , interior de São Paulo em fevereiro de 1930. Dedico esta homenagem à sua viúva Dayse P. P. Rocha( minha tia e madrinha)às suas filhas Denise R. Conrad e Marilia P. Rocha, ao seu genro Frederico C. Conrad, à sua irmã Yvonne F R. Garcia ( sua irmã, minha mãe) ao seu primo Alexandre F. Naumoff (Sacha), aos seus colegas de turma da então Escola Paulista de Medicina (hoje UNIFESP) Drs. Awad Damha , Gilberto Lopes da Silva, seus amigos, Ramon Aureo (meu pai também de saudosa memória), Dr. Abraços e sua mulher Tania, Dr. Afrânio R. Zambel ...