Um Amigo Iluminado
   (Rosália Fernandes)
 
Fui aprovada no vestibular aos 18 anos, mas quando entrei na Universidade estava com 19, pois fui selecionada para o segundo semestre. Cheia de expectativas e muito tímida, sigo rumo ao tão sonhado Diploma do Curso Superior. Em uma turma de sessenta alunos, éramos apenas quatro mulheres, o que facilitou bastante o nosso entrosamento e fortalecimento de excelentes amizades, as quais perduram até os dias atuais. Uma das três meninas já havia estudado com um dos nossos colegas de turma o que favoreceu a aproximação dele ao nosso grupo. É sobre esta pessoa que vou discorrer aqui algumas linhas. Vamos chamá-lo de "Amigo Iluminado".
Um rapaz normal, como outro qualquer, porém havia algo no comportamento e nas atitudes dele que o diferenciava da maioria. Uma pessoa muito sedutora, que guardava algo de misterioso, não permitindo a nossa aproximação além do universitariamente permitido... Gostava de rimar as frases que falava e estava sempre bem humorado. A maneira com que ele nos tratava e o cuidado que dispensava a nós três era algo que me chamava muito a atenção...
Com esta  pessoa, eu e mais duas das meninas da turma, formamos um grupo que vamos chamar de “Nóis Quatro”, o qual seguiria unido, ligado, entrelaçado até hoje. Éramos quatro... Quatro vidas... Quatro destinos... Um mistério. Uma das meninas do grupo começou a namorar e terminou casando com outro colega da Universidade e então, tornamo-nos cinco... Cinco vidas... Cinco destinos... Um mistério.
Nossa amizade foi se fortalecendo a cada dia e embora, depois de formados, cada um tenha seguido seu destino, atualmente nos reencontramos e temos vivido infinitas emoções, como se o tempo não houvesse passado.
Cada um de nós seguiu caminhos diferentes, entretanto eu sempre mantive contato com todos e, especialmente, com nosso Amigo Iluminado. Foram vários anos em que nos encontramos pouquíssimas vezes, mas sempre mantivemos contato por telefone e, pasmem, por algo espiritual que vez por outra nos indicava que o outro não estava bem.
Lembro que há alguns anos atrás quando ele ligou para mim, por ocasião do dia de Ano Novo, vi, concretamente, uma aura iluminada sobre a cabeça dele; eu estava vivendo momentos pessoais bastante difíceis e no momento em que isto ocorreu estava sozinha em casa. Fiquei atordoada, me esvaindo em lágrimas, sem entender o que havia acontecido... Mas lembro que senti paz interior e confiança em dias melhores... O que de fato ocorreu.
Em outra ocasião, no final do ano de 2006 como ele não havia ligado para mim, coisa que fazia todos os anos, eu liguei... Nesse dia percebi uma tristeza imensa em sua voz. Perguntei se estava tudo bem e ele, como sempre muito gentil, falou que encontrava-se refletindo sobre a vida, mas que estava tudo bem e me desejou muita paz, saúde e muita luz para 2007.
Falamo-nos ainda umas duas vezes, mas, novamente, ao final do ano ele não ligou... Eu outra vez liguei, porém, dessa vez, não consegui falar... O telefone estava fora da área de cobertura, e assim foi em várias outras tentativas que fiz no início de 2008. Fui ficando preocupada e já estava apavorada quando resolvi procurá-lo pela internet.
Tive muita dificuldade em localizá-lo pelo nome completo e assim fui tentando todas as opções possíveis, mas não conseguia nada. Já estávamos em Dezembro novamente quando, por algo nada casual, acredito, lembrei o nome da filha dele, o qual, por uma das muitas coincidências que sempre envolveram nossas vidas é igual ao nome da minha filha. Pasmem outra vez, não conhecia a jovem, nunca a tinha visto, mas entre as muitas que surgiram nas listas de buscas, ao entrar no site indicado falei é ela! Em seguida entrei com o nome dele na mesma fonte e então o encontrei... No mesmo local! Eles são escritores! A partir daí, passaram-se exatos 30 dias para acontecer o Grande Reencontro do “Nóis Quatro”; é que o marido da nossa amiga não pode participar. Não dessa vez! Seria isso apenas mais uma coincidência?
Por que nos mantivemos afastados durante esse período? Por algo muito sério que ocorreu na vida dele em 2006, mas que não vem ao caso agora!
 
Julio Sergio
Recife-PE.
(25.03.09)