Homenagem ao Sr. Sebastião Alves da Silva fundador da Escola Estadual Américo Alves de Lagamar.

Todo homem necessita de realizar algo na vida para, de alguma forma, sentir-se útil à humanidade.

Muitos crescem tecendo sonhos, moldando-os, definindo-os e dando-lhes forma e até chegam a visualizá-los em plena atividade. Esses são os idealistas que, quando adultos, com formação específica, ou não, chegam à etapa de concretização e empreendem todas as suas energias para a realização de seus sonhos.

Outros homens não almejam sonhos, não acreditam neles e não os tecem para o futuro e nem fantasiam o que querem ser ou fazer. Assim, vão levando a vida, e, adultos, ao procurarem ingressar no mercado de trabalho, são lhes oferecidos serviços ou empregos nem sempre pretendidos.

Homens há que se enveredam pelos mil caminhos da arte, da poesia, da literatura, criando um mundo à parte, fazendo um paradoxo à realidade, dando pinceladas de cor, forma e harmonia à crua realidade da vida.

Outros, porém, sonham mais alto! Além mar, além pátria, além fronteiras e vazam os próprios sonhos. Existem também os que sonham em criar uma escola, eis um sonho verdadeiramente belo. Ver esse sonho se concretizar é uma tarefa de heróis, pois, a criação de uma escola transcende os próprios sonhos! É abrir uma porta definitiva para o futuro, para a realização de todos os sonhos, seus e do próximo. Uma comunidade sem escola é um lugar sem oportunidades, sem o direito do exercício da cidadania plena. Enfim, criar uma escola é um ato de nobreza ímpar, uma preocupação esmerada com o outro, um presente para a humanidade só comparado a uma jóia de valor inestimado.

O sonho tornou-se realidade, porque o seu mentor perseverou. Talvez se lembre dela como uma pequena nascente, frágil, titubeante, mas que foi aos poucos ganhando força e forma até se erguer na forte, imponente, majestosa e bela Escola Estadual Américo Alves de Lagamar, que traz em suas insígnias o profícuo nome de seu fundador: Sebastião Alves da Silva.

Eis aí, mestre, a sua, a nossa escola!

Não nos esquecemos de você! Muitas são as ocasiões que o lembramos em nossas comemorações ou em nossos corações.

Por aqui, estudou a grande maioria dos moradores de Lagamar e do município! Alguns ousaram, criaram asas e voaram mais alto, galgaram o mundo e buscaram realizar outros sonhos. Muitos voltaram emancipados profissionalmente, o que muito nos orgulha.

Recebê-lo, hoje, em visita à nossa escola, 42 anos depois de sua fundação, é uma grande honra para todos nós. Poder presenteá-lo com os frutos de seu trabalho é um ato de devolução daquilo que lhe é digno e de direito.

É muito feliz e realizado quem tem um filho que escreve um livro ou planta uma árvore, porém, bem-aventurado o criador de uma escola.

Lagamar, MG 21 de novembro de 2008.

Maria Helena Camilo