NOSSOS MESTRES

Nossos Mestres

(Fátima Irene Pinto)

Recebi aqui um e-mail de uma leitora pedindo-me um texto para que ela pudesse homenagear seus mestres no Dia do Professor.

Já iniciava o e-mail pedindo desculpas à minha leitora, pois não controlo a inspiração.

Ela chega quando quer e os "insights" nunca são atrelados à datas ou coisa que o valha.

Mas neste ínterim, chegou aqui um texto do Profº Rubem Alves, a meu ver, um dos mais sensíveis e sublimes escritores contemporâneos.

Meu coração mergulhou no texto belíssimo, enquanto minha mente mergulhou no passado em busca da lembrança dos grandes Mestres e Mestras que eu tive ao longo da vida.

Como identificá-los?

São pessoas que estão sempre no topo de uma escadaria, onde nos vemos aprendizes, tentanto transpor o primeiro degrau.

São pessoas que têm um magnetismo e uma radiância tais, que as amamos de uma forma pura e respeitosa.

Quando falam, nós nos calamos e sorvemos cada palavra, como se na verdade ouvíssemos uma sinfonia, não de notas musicais, mas de um conhecimento enriquecedor, pleno, libertador, que nos descortina os mais vastos horizontes e nos motiva a querer galgar toda a escadaria, por mais desafiadora que ela se apresente.

Uma marca registrada dos verdadeiros Mestres e Mestras é que eles não apenas têm o conhecimento, mas são o conhecimento e isto pode ser sentido através de suas atitudes simples, despojadas, despretensiosas e naturalmente éticas.

São pessoas capazes de mudar radicalmente o nosso rumo porque realmente nos formam e não apenas nos informam. Deixam em nós as suas marcas indeléveis para todo o sempre.

Diz o ditado que quando o discípulo está pronto, o Mestre aparece.

Pois eu penso ao contrário.

Quando o discípulo está pronto o Mestre vai embora, pois é Sábio o bastante para compreender que temos novas lições pela frente e, consequentemente, teremos também que estagiar com os novos Mestres que virão, segundo as necessidades do nosso aprimoramento e do nosso grau evolutivo.

E com isto acabei respondendo o e-mail da minha leitora.

Quem sabe possa ser útil para que ela faça a sua homenagem (enquanto eu humildemente faço a minha, ao queridos Mestres e Mestras que já se foram e aos que hão de vir).

* Fátima Irene Pinto *

27.09.2005

Descalvado - SP

Editado no Site Oficial da Autora www.fatimairene.com