Autores

Perfil

Fátima Irene Pinto nasceu em Pirajuí-SP aos 17 de Agosto de 1953, mudando-se com a família para a cidade de Descalvado-SP aos 3 anos de idade.
Quarta filha de Arthur Ferreira Pinto e Sílvia Veronezi Pinto, tem três irmãos mais velhos e uma irmã caçula.
Manifestou desde cedo a facilidade para escrever poemas e contos os quais eram muito apreciados pelos seus professores e afixados nos murais das escolas que frequentou.
Homenageia seus mestres e grandes incentivadores: Profª Ivete G. Marcatto do Grupo Escolar Cel.Tobias e Prof.º Dr. Mário Franceschini do Instituto de Educação Estadual José Ferreira da Silva.
Foi também musicista, tocando vários instrumentos e participando de vários conjuntos, tempo que considera um dos mais felizes de sua vida. Tocou dos dez aos trinta anos, atividade que acabou abandonando pelas contingências da vida mas guarda desta época as mais doces recordações.
Aos 19 anos foi para São Paulo (capital) em busca de trabalho e estudo.
Iniciou o curso de Letras na Fundação Santo André e trabalhou em várias empresas, dentre elas o Jornal Diário do Grande ABC, na condição de jornalista aprendiz.
Motivos familiares fizeram com que retornasse para Descalvado, dando sequência aos estudos na Faculdade "Barão de Mauá" de Ribeirão Preto - SP onde licenciou-se em Letras em 1977.
Nesta época prestou vários concursos públicos passando em todos, a saber: Receita Federal - Instituto Nacional de Previdência Social - BNC S/A (antiga Caixa Econômica Estadual). Optou pelo BNC tendo em vista haver vaga em sua cidade e concluiu sua carreira em Maio de 2004, após 28 anos de atividade bancária onde acumulou vários prêmios por atingimento de metas e excelência no atendimento aos clientes.
Em 1983 iniciou o curso de Direito na "Pontifícia Universidade Católica" de Campinas, cuja matrícula teve que trancar visto não ter obtido do BNC de Descalvado autorização de transferência para a Ag. de Campinas.
Casou-se em 1986 e em 1988 nasceram seus gêmeos Renan e Régis.
Separou-se em 1990, passando a dedicar-se somente ao seu trabalho e aos seus filhos, preenchendo o pouco tempo disponível com estudos vários, na condição de autodidata.
Foi aluna dos cursos Pró=Vida - Ordem Rosa Cruz - Self Realization Fellowship e participou de vários outros cursos e palestras visando o aprimoramento pessoal.
Em Dezembro de 1999 comprou seu primeiro PC e em 2000 começou a editar seus escritos em prosa e verso nos vários sites literários da Net.
Seu primeiro livro "Momentos Catárticos" nasceu em Maio de 2001, cuja edição pela Fiuza Editora de São Paulo, foi presente de seu sobrinho Dr. Carlos Henrique Pinto, grande incentivador de seu trabalho literário.
Em Dezembro de 2003 recebeu proposta da Soler Editora de Belo Horizonte - MG e assim entre 2004 e 2005 nasceram os livros "Palavras para Entorpecer o Coração" , "Relicário - Fragmentos de Amor e Paixão" - "Ecos da Alma" - distribuídos por todo o território nacional. Em 2009 editou mais um livro pela All Print Editora, por título "O gol nosso de cada dia".
Em 2010 recebeu o título de cidadã honorária de Descalvado devido as suas atividades literárias que alcançaram âmbito nacional. Fátima Irene participa ativamente na divulgação e coordenação dos concursos nacionais de poesia "Marcas do Tempo" realizados periodicamente em Descalvado, através da Biblioteca Municipal e da Secretaria da Educação.
Suas horas mais felizes, ela as desfruta cuidando do seu jardim ou caminhando pelos campos de sua terra.Tem adoração pela natureza e pelo mar. Curte bons filmes, bons livros e ainda continua sendo apaixonada por música e dança.
Como ela mesma diz num poema:
"Por certo não morrerei amanhã. Ainda não é hora.
Na tela da minha vida faltam pontos a bordar.
No livro da minha história existem páginas em branco por completar.
Mas se eu morrer amanhã, morrerei abençoando a Vida e
cada instante deste precioso Ano Escolar."