Ao Deus dará!
Nem um pouco preocupadas com a opinião alheia,
Sabiás dançam fanque,
Sobre o poleiro dos carros.
A verdade vista a olhos nus, pode não agradar o ouvinte interlocutor, mas certamente fará justiça à consciência de quem difunde-a.
O que é ser evoluído espiritualmente? Como espiritualidade é um "feito" subjetivo, a resposta fica por conta dos atos realizados. Mas manter o foco, a serenidade e a sensatez em uma sociedade, na qual os valores são alterados em razão das influências, em razão do poder do status de consumo, em razão de tendências estrangeiras, etc? Convenhamos que em razão dos acontecimentos cotidianos, somos parte de uma sociedade bruta, rude, desrespeitosa, mal formada, tanto moral quanto eticamente.
Imaginemos que em um supermercado, a disposição das caixas é duas à duas, ou seja uma ao lado da outra. Comumente, para atendimento e passagem das mercadorias, fazem-se duas filas de clientes: uma para cada caixa.
Seria essa a maneira correta e justa para todos os clientes, ou somente mais uma, dentre as muitas, impostas pelo inconsciente coletivo? Pois bem, para esse caso e outros tantos, está é uma forma, por sinal bem simples, de pensarmos a evolução espiritual. Vejamos como:
Não seria mais sensato, ao invés de duas filas, uma para cada caixa, fazer apenas uma para os dois caixas? Certamente beneficiaria por igual todos que estão na fila; pois terminado de passar as compras de um cliente, o próximo cliente a ser atendido seria o primeiro da fila única.
Confúcio disse:"ouve o conselho, aceita a disciplina, para ser sábio, depois". Indiscutivelmente, o ordenamento disciplinado e o respeito mútuo, são virtudes imprescindíveis para o desenvolvimento da empatia relacional, fato embrionário da gênese evolução espiritual.