Existe casal de pessoas de mesmo sexo?

 

Antes de iniciar esta exposição quero deixar bem claro que minha intenção não é atacar as pessoas homossexuais. Simplesmente estou argumentando, a respeito do SIGNIFICADO de uma palavra. Minha explanação a seguir, tem por único objetivo, esclarecer às pessoas que acaso leiam este texto, de que a palavra CASAL, na língua portuguesa, refere-se a dois seres de sexos diferentes. Nenhuma relação tem com a sexualidade das pessoas. Essas duas pessoas de sexo difererntes a que me refiro, podem ou não serem heterossexuais. Caso elas sejam homossexuais, a palavra correspondente a elas continua sendo CASAL.

Primeiro vamos ver qual a definição da palavra casal segundo os dicionários.
Casal é:
1 - Par formado por macho e fêmea.
2 - Par formado pelos cônjuges.
Segundo o dicionário Aurélio online

1.conjunto de macho e fêmea
2. conjunto de duas pessoas de sexo diferente
Segundo a Infopédia

1. Par formado por macho e fêmea (ex.: casal de elefantes).
2. Par formado pelos cônjuges.
Segundo o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [disponível em https://www.priberam.pt/dlpo/casal] [consultado em 28-08-2018].

Algumas definições dizem também que casal pode ser um par formado por pessoas que tenham relações sexuais, o que incluiria, pessoas do mesmo sexo mas, isso contraria o sentido real de casal.

CASAL é diferente de PAR.

Todo casal é um par mas, nem todo par é um ccasal . Dois homens ou duas mulheres formam um par mas, nem um nem outro é um casal.
Já um homem e uma mulher formam um casal, logo é também um par.

Antes de concluir, careço de estender um pouco mais meus comentários a respeito do assunto em razão do comentário da poetisa Veléria Alves.

Minha cara Valéria, você desviou o assunto para um quarto de dormir. Na cama, duas pessoas fazem o que querem. Diz respeito exclusivamente a elas. A cama, seja de casal ou de solteiro, não cabe aqui nesta análise. Este costume de se chamar cama de casal, é secular. 


Não sou contra homossexuais. Tenho ótimos amigos que são gays. A relação homoafetiva de duas mulheres então, para mim, é uma das coisas mais belas e mais sublimes que já vi. Não condeno nem o relacionamento homoafetivo masculino nem o feminino. E não é necessário uma cama de casal para uma tansa, por exemplo. Esta pode ocorrer, não só numa cama de solteiro, como também no chão, na cozinha, nas escadas, etc.

Mas, entre o fato de uma cama de casal caber dois seres do mesmo sexo para dormirem juntos, e isto fazer destes dois seres um casal, vai uma distância enorme! Se fosse assim, se só pelo fato de dois homens, ou duas mulheres dormirem numa cama chamada "cama de casal", os transformasse em um casal, um cachorro que fosse tratado como filho de algum ser humano, (que não só o trata mas o chama de filho) tornaria o cachorro ser humano também mas um ser humano não pode gerar filhos cachorros.

Além disso, há ainda uma outra questão a ser esclarecida. A legalização do casamento homoafetivo não é ainda universal além de recentíssima. Então, raciocinando nos termos que você propôs, dois homens ou duas mulheres que tenham uma relação homoafetiva só poderiam ser considerados um casal nos lugares onde o casamento homossexual já foi instituído. Um contrasenso isso não? Aqui no Brasil, dois homens com vínculo amoroso seriam um casal. enquanto esses mesmos  homens na China ou no Egito, não só não seria um casal, como sequer poderiam expor sua homossexualidade. Então como é que é isso? O termo casal seria um termo seletivo? Só existe casal de gays em alguns lugares? Em outros não é casal?

Claro que não! Dois homens ou duas mulheres, com ou sem vínculo emocional, são um par de pessoas. Só pessoas de sexos diferentes, com ou sem vínculo emocional, formam um casal.

***

Vou ter que acrescentar mais um adendo a este texto para um breve complemento motivado pelo comentário (dividido em três) do Sr. Denilson Oliveira que, infelizmente, aparentemente, não tem perfil aqui no RL. Ou se tem, está registrado com outro nome pois procurei entre os inscritos alguém com este nome e não existe.

Muito bem. Dito isto, passo às considerações.
Meu caro Sr. Denilson, não precisava o senhor ter se estendido tanto a respeito da palavra PAR. Está dito no meu texto aí em cima, que todo casal é também um par. Então, é óbvio, que um homem e uma mulher, tendo ou não ligação de intimidade, pode ser chamado de um par de pessoas. Lógico. Não precisava tantas citações. Par significa dois. Então, é claro que um homem e uma mulher, uma cabra e um boi, uma vaca e um elefante, uma elefoa e um menino, todos esses cojuntos formam UM PAR.

***

Então, conclusão. pessoas do mesmo sexo NÃO FORMAM UM CASAL. Formam um PAR.    CASAL é sinônimo de seres de sexos diferentes. E não precisam ser humanos. Há um casal de galináceos, um casal de caprinos, um casal de bovinos, etc.

E mais uma coisa: coloque no Google Imagem a palavra CASAL e procure se aparece alguma imagem de duas mulheres ou de dois homens. Conclusão: Até para o Google, que é um "Ser" universal, casal é uma palavra só associada a pessoas de sexo diferente, isto é, um homem e uma mulher.

Alberto Valença Lima
Enviado por Alberto Valença Lima em 19/11/2018
Reeditado em 08/04/2024
Código do texto: T6506455
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.