Há alguma incorreção na expressão "Aconteceu há 2 anos atrás"?

Essa frase lembra um pouco uma música que fala assim: "Eu nasci, há dez mil anos atrás..." do grande Raul Seixas.
Até pouco tempo eu cometia (e creio que a distração ainda me faz cometer) o erro contido no título acima. Há incorreção sim! Sabe o que é?
Há um pleonasmo ali. Pleonasmo é uma figura de linguagem (indesejável) usada por muita gente. Por exemplo: subir para cima, entrar para dentro, com chapéu na cabeça, amanhecer o dia, etc.

Pleonasmo é sinônimo de redundância. Exceto em casos particulares como, por exemplo, em uma poesia, onde o poeta tem algumas licenças que lhe permitem escrever coisas que em outras situações não seriam aceitas, o pleonasmo é indesejável.
Por exemplo: Manuel Bandeira escreveu em um poema: "Chovia uma triste chuva de resignação." Pode chover alguma coisa além de chuva?
Ou Vinícius de Moraes escreveu: "E rir meu riso e derramar meu pranto." Alguém pode rir alguma coisa além de riso?
Mas para o poeta, no exercício de seu mister, isto é, construindo um poema, isso é permitido. Trata-se da "Licença poética".

Não precisa você dizer que alguém está subindo para cima pois ninguém sobe para baixo. Basta escrever que alguém está subindo. Não há necessidade de escrever "amanheceu o dia" se só o dia pode amanhecer. Não amanhece a noite concordam? Então, basta amanheceu.

Finalmente, na frase do título "Aconteceu há dois anos atrás", há um pleonasmo também, embora poucos vejam. Eu mesmo cometia esse erro com frequência. Foi uma amiga que me ajudou nesse sentido e a quem agradeço muito por isso e por outras coisas mais.

Aqui neste artigo preciso me referir a um outro que escrevi aqui há algum tempo. Trata-se do artigo "Quando usar "A" ou "A" em situações que envolvem tempo". Clique no link para ler o artigo.
Bem, lá neste artigo, eu explico que quando trata de tempo passado, SEMPRE se usa HÁ (com H) e, quando se trata de tempo futuro, se usa A (sem H).

Ora, na frase em comento, estamos nos referindo a um tempo passado concordam? Por quê?
Simplesmente porque usamos HÁ (com H). Então estamos nos referindo a um tempo no passado, de acordo com o que mencionamos no artigo já referido. E se o tempo é passado, pra que falar que foi há um tempo atrás? Pode acaso haver um tempo passado no futuro? É portanto, um pleonasmo. 

Consequentemente, indesejável  Evite usar a expressão ATRÁS quando se referir a um tempo passado. É a mesma coisa de falar ou exrever ENTRAR PARA DENTRO.

Mas então o Raul Seixas cometeu e divulgou um erro naquela música?  O que você acha? Deixe nos comentários a sua opinião.
Alberto Valença Lima
Enviado por Alberto Valença Lima em 05/07/2017
Reeditado em 06/07/2017
Código do texto: T6046051
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.