Lingua e Linguagem

UFPB - UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

LETRAS PORTUGUÊS

FUNDAMENTOS DE LINGUÍSTICA

PROFESSORA LÚCIA

UNIVERSITÁRIO: WILDER FERNANDES DE SANTANA

2010

* RESOLUÇÃO DOS EXERCÍCIOS DA APOSTILA (Pág. 226)

1_ Faça um resumo pessoal, organizando as ideias expostas com suas próprias palavras. Dê um título ao texto.

Importâncias da Linguística

Desde há muito, em períodos de formação e aprimoramento do modo com que os seres humanos se comunicam, vê-se a grande capacidade de interação do homem consigo mesmo através de gestos, sinais e propriedades empreendedoras da a língua e da linguagem.

O conhecimento técnico da linguagem está paralelamente relacionado com noção de língua, sendo ambas as realidades muito próximas para se estudar o fenômeno linguístico. A esse estudo científico e empenhado dá-se o nome de linguística.

Muitos autores (renomados) são explorados e estudados para se chegara conceitos de linguagem e língua, a exemplo de Saussure, segundo o qual a língua se define por oposição à linguagem e à fala – a linguagem não serviria como bom objeto de estudo por ter natureza multiformal e heteróclita, enquanto a fala é um fenômeno individualizado, não se prestando a elaborar uma teoria capaz de explicar todas as línguas/idiomas -.

A linguística, além de se ocupar com questões de evolução e desenvolvimento da língua (procurando técnicas a serem usadas na linguagem), estuda a maneira como a língua se estrutura genericamente e associa propriedades tradicionais – análises morfológicas e sintáticas -. Assim é que o homem adquire sua base no “saber”, aprofundando-se em probabilidades e conhecimentos, e elaborando conceitos que, não só nos ajudem a defini-la, como também descobrir sua importância e origem.

2_ REFLEXÃO

2.1_ Como você define o conceito de linguagem? O seu conceito se parece com algum dos apresentados? Qual (is)?

Linguagem, a meu ver, é o sistema pelo qual o homem se utiliza para expressar seus pensamentos ou o que sente por meio de sinais e códigos. É o modo com que o ser humano se exprime para comunicar e interagir entre si e que vem se desenvolvendo no campo da fala.

O meu conceito é parecido com o de Avram Noam Chomsky, no momento em que ele afirma que a língua é uma gama infinita de expressões (som + significado), ou seja, gera expressões na linguagem segundo a qual a teoria é chamada de gramática gerativa, aprimorando-se e se diversificando. Atingindo um todo dentro do eu evolui, do que é aproveitado em síntese de comunicação.

2.2_ Você conhece alguma lenda, história ou mito sobre a origem das línguas ou sobre o poder das palavras? Conte sua lenda.

Sim, conheço. A respeito das línguas, há uma lenda que dia que se desenvolveram a partir da água. Em abundância, o espetáculo das águas (desde o início [teoria]) formou aglomerados de átomos em diversas temperaturas. Quando estimulada, os padrões se desviam e os resultados são inesperados. Ao ressecar das águas, em contato com a terra, blocos de gelo com seus mais diferentes aspectos – objetos estranhos – foram os símbolos de comunicação para as primeiras espécies a habitar o planeta, em que até o ato de dormir, caçar ou fazer refeição era de acordo com o tipo de bloco. Com a “evolução das espécies”, a humanidade até hoje se representa através de símbolos com seus respectivos nomes. Nesse contexto a origem os seres humanos é autóctone.

Com relação ao poder das palavras, há um mito dos povos mais antigos em que eles acreditavam que a palavra tinha o poder de materializar. Por exemplo: era proibido falar o nome de um morto, porque se não ele poderia voltar e se materializar. Da mesma forma para as doenças, caso fossem pronunciadas certas doenças, elas poderiam atingir aqueles que a “conduziram a vir”.

2.3_ Que importância tem a linguagem no seu dia a dia? Faça uma lista de atividades em que você precisa de linguagem.

A linguagem é de toda a importância! Ela existe ao nosso redor, sem ela não teríamos como nos comunicarmos, não haveria interação nem contatos de expressão. O homem, então, seria ausente da sua constituição participativa. Expressar-se é estar dentro da linguagem. Algumas atividades são: Fazer compras, jogar futebol, ensinar crianças e jovens, estudar, relacionar-se, realizar palestras, narrar fatos falados, ler, escrever, até mesmo na questão de adaptação ao meio ambiente, ou seja: Tudo o que nos cerca exige que tenhamos capacidade de comunicação e entendimento do exposto, para conseguirmos acontecer e viver. Isso é se utilizar da linguagem. Existir dentro dos próprios princípios que veiculam um convívio real e efetivo.

2.4_ Escolha uma passagem do texto e disserte sobre ela.

 Quarto parágrafo da página 222 da apostila, sobre Língua e Linguagem.

Dentro do aprendizado de vida e consequentemente a interação entre os seres humanos, é incompressível (de necessidade extrema) a linguagem em suas relações.

De modo razoável – e sem desprezar suas diversas outras funções – a linguagem faz o homem viver através de gestos, construir-se em estruturas de influência e deslocar o seu próprio conhecimento em meio aos símbolos.

A expressão, por exemplo, é uma maneira de dizer ou fazer o que se pensa. Logo é uma associação do mundo em eminências representativas – com seus sons e significados – da língua (transmissora do entendimento na linguagem).

Dessa forma a natureza humana se arquiteta, cultivando atividades modeladoras da comunicação e interagindo com processos – em constante desenvolvimento – constitutivos de uma linguagem empreendedora, diversificada e universal (dentro de um todo).

Wilder F Santana
Enviado por Wilder F Santana em 17/08/2010
Código do texto: T2443309
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.