VERBOS NOTÁVEIS: O VERBO AGUAR
_____________________________________________________
Verbos & Dúvidas
O verbo aguar é um verbo irregular. Verbos irregulares são aqueles que não seguem os paradigmas das conjunções, ou seja, apresentam variações de forma nos radicais e/ou nas desinências.
Há dois modos de conjugar o verbo aguar, ou melhor, os verbos em [-guar]. Nas formas rizotônicas (quando o acento tônico incide no radical = cant - o): com o [u] tônico ou com o [u] átono.
Nota: são rizotônicas a 1ª, 2ª e 3ª pessoa do singular e a 3ª do plural do presente do indicativo e do presente do subjuntivo, assim como as correspondentes do imperativo. Todas as demais são normalmente arrizotônicas (acento tônico nas terminações = cant – amos).
AGUAR -------------------------------
• Presente do Indicativo: águo (ou aguo), águas (ou aguas), água (ou agua), aguamos, aguais, águam (ou aguam).
• Presente do Subjuntivo: águe (ou ague), águes (agues), águe (ou ague), aguemos, agueis, águem (aguem).
• Para obter o imperativo basta seguir o esquema já conhecido.
Notas:
1. Há gramáticos e escritores que preferem a forma rizotônica com o [u] átono: aguo, aguas, desagua, enxagua, mas tal pronúncia desassocia-se do uso comum.
2. A conjugação de aguar é seguida por desaguar, enxaguar, minguar, os verbos apaziguar e averiguar tem sempre o [u] tônico nas rizotônicas. ®Sérgio.
Tópico Relacionado (clique no link): Verbos Notáveis: Os Defectivos.
__________________________________
Para maiores informações a respeito do assunto ver:: Cegalla, Domingos Paschoal, Novíssima Gramática da Língua Portuguesa; Editora Nacional, 2005.
Se você encontrar omissões e/ou erros (inclusive de português), relate-me.
Agradeço a leitura e, antecipadamente, qualquer comentário. Volte Sempre!