VERBOS NOTÁVEIS: OS DEFECTIVOS

_____________________________________________________

Verbos & Dúvidas

 

São verbos defectivos aqueles que não têm conjugação completa, por motivos variados e difíceis de fixar, entre os quais sobressaem a eufonia e a possibilidade de confusão com formas de outro verbo. O verbo falir, por exemplo, se fosse completo apresentaria, no presente do indicativo, "eu falo, tu fales, ele fale". Falo é forma do presente do indicativo do verbo falar; fales e fale do presente do subjuntivo do mesmo verbo falar. Isso implica em formas iguais para verbos diferentes. Do abolir, por exemplo, não se usa a primeira pessoa do singular do presente do indicativo e, consequentemente, todas as do presente do subjuntivo; isto, decerto, por não serem agradáveis aos ouvidos. Nestes casos, as formas faltantes devem ser completadas por um dos sinônimos; para reaver, por exemplo, podemos usar o verbo recuperar.

1º Grupo: verbos defectivos, que não têm a primeira pessoa do singular do presente do indicativo e, consequentemente, todas as do presente do subjuntivo e do imperativo negativo. Nas outras formas é totalmente regular:

ABOLIR - aboles, abole, abolimos, abolis, abolem.

ATURDIR - aturdes, aturde, aturdimos, aturdis, aturdem.

BANIR - banes, bane, banimos, banis, banem.

CARPIR - carpes, carpe, carpimos, carpis, carpem.

COLORIR - colores, colore, colorimos, coloris, colorem.

Paralelamente a colorir, há o verbo colorar, de conjugação integral. Daí ser correto dizer "eu coloro" (de colorar), porem com a vogal tônica aberta [ó].

DELINQUIR – delinques, delinque, delinquimos, delinquis, delinquem.

DESCOMEDIR-SE - descomedes-te, descomede-se, descomedimo-nos, descomedis-vos, descomedem-se.

EXPLODIR – explodes, explode, explodimos, explodis, explodem.

EXTORQUIR – extorques, extorque, extorquimos, extorquis, extorquem.

FREMIR - fremes, freme, fremimos, fremis, fremem.

HAURIR – haures, haure, haurimos, hauris, haurem.

Seguem esse modelo: demolir, exaurir, latir, retorquir, ruir, tinir.

Nota: Em escritores modernos aparecem, no entanto, algum desses verbos na 1ª pessoa do presente do indicativo, como explodo, lato, etc.: “[...]. O primeiro que me tocar eu explodo.(Drummond)

2º Grupo: verbos defectivos que, no presente do indicativo, são conjugados apenas na primeira e na segunda pessoa do plural. Os verbos desse grupo também não apresentam presente do subjuntivo, imperativo negativo e a segunda pessoa do imperativo afirmativo. Nas outras formas é totalmente regular.

ADEQUAR - adequamos, adequais.

AGUERRIR aguerrimos, aguerris

COMBALIR - combalimos, combalis.

FALIR - falimos, falis.

FORAGIR-SE – foragimo-nos, foragis-vos

COMEDIR – comedimos, comedis.

COMEDIR-SE – comedimo-nos, comedis-vos.

PRECAVER - precavemos, precaveis.

Precaver não deriva de ver, nem tem qualquer afinidade com vir. Não existem as formas "prevavejo, precavo, precavenho", as quais se ouvem e até se leem a todo o momento.

PRECAVER-SE – precavemo-nos, precaveis–vos.

REAVER - reavemos, reaveis.

O verbo reaver se conjuga como haver, mas só existe nas formas em que o verbo haver apresenta a letra [v]. Observe o pretérito perfeito do indicativo: reouve, reouveste, reouve, reouvemos, reouvestes, reouveram.

REMIR – remimos, remis.

RENHIR – renhimos, renhis.

Nota: Verbos que exprimem fenômenos meteorológicos, como chover ventar, trovejar, etc., não são defectivos, uma vez que, em sentido figurado podem ser usados em todas as pessoas. ®Sérgio.

__________________________________

Para maiores informações a respeito do assunto ver: Cegalla, Domingos Paschoal, Novíssima Gramática da Língua Portuguesa; Editora Nacional, 2005.

Se você encontrar omissões e/ou erros (inclusive de português), relate-me.

Agradeço a leitura e, antecipadamente, qualquer comentário. Volte Sempre!

Ricardo Sérgio
Enviado por Ricardo Sérgio em 15/02/2010
Reeditado em 28/06/2013
Código do texto: T2088864
Classificação de conteúdo: seguro