Fraseando no Café da Manhã - Parte II
"Vivemos na era do [engano], onde narrativas convenientes são criadas para exaltar ou destruir a vida de uma pessoa em troca de interesses, vingança, fama ou curtidas. Portanto, não acredite em tudo que vê ou ouve, pois, neste tempo, a mentira reina e a verdade é completamente ridicularizada. Tenha cuidado: hoje, qualquer pessoa, incluindo você, pode se tornar vítima dessa prática que tem dominado nossa sociedade como uma praga de gafanhotos, só que esta consome e destrói reputações e vidas inocentes. Além disso, trata-se de um péssimo hábito que afeta a vida de muitas pessoas com a mente vazia deixando-as perturbadas e doentes da alma".
"Infelizmente, uma das características mais prejudiciais do ser humano é a vaidade. O ego provoca divisões e destrói tudo de bom que surge em seu caminho, além de fechar portas para novas oportunidades. Essa dinâmica se manifesta em todos os setores da sociedade e entre indivíduos, independentemente de suas ideologias, seja à esquerda ou à direita. Essa vulnerabilidade é frequentemente explorada por aqueles que buscam desestabilizar ambos os lados".
"Religião é uma coisa; a maldade humana que se esconde atrás da religião é outra. A maldade não tem cor, religião, posição social ou raça; ela existe e sempre existiu. Uma questão a ser observada aqui é: culpar todas as religiões pelas escolhas pessoais de psicopatas narcisistas que nelas se escondem não seria também um crime de preconceito religioso?"
“A sociedade é atraída pela espiritualidade devido à sua necessidade da buscar pelo ‘verdadeiro’ eu. As pessoas sentem a carência de preencher o vazio da alma por meio do autoconhecimento, alcançado através de uma conexão espiritual com um ser superior, independentemente de quem ele seja.”
"O problema da grande maioria das pessoas é a falta de informação. A *ignorância ou falta de conhecimento* é a mãe de todos os conflitos sociais, é um mal para uma sociedade desprovida de discernimento e emburrecida por ideologias".
"A sociedade atual está tão doente – bipolar, esquizofrênica, psicótica, entre outros transtornos – que já considera as *atrocidades intelectuais* como algo normal. Ao chegar a esse ponto, a sociedade sancionou previamente seu próprio fim".
"Pode ser que eu seja um mestre não compreendido por alguns, insignificante para outros, e até mesmo imperceptível para muitos. Contudo, o que realmente importa é a minha existência e o fato de que minhas ideias estão sendo disseminadas".
"Muita gente, critica os maçons por serem discretos (sigilosos) em suas atividades. Hoje, os críticos já estão começando a entender o porquê deles serem assim. Quem muito se expõe acaba chamando atenção e a curiosidade dos outros para si. Ninguém pode cobiçar o que os olhos não vêem. Os irmãos é que estão certos".
"Se optarmos por julgar o presente pelos erros de nossos antepassados, então ninguém teria direito a qualquer coisa, considerando que nossa herança genética é uma tapeçaria de origens europeias, africanas, asiáticas, entre outras. Uma simples análise de DNA pode atestar essa rica miscigenação".
"O respeito, sem dúvida, figura como um dos pilares da sabedoria. Através dele, cultivamos a harmonia em qualquer ambiente e abrimos portas para o verdadeiro conhecimento do próximo".
"A ignorância é a mãe de todos os conflitos, e uma assassina de sonhos".
"As pessoas não querem se ajustar ao círculo social com o qual interagem. Mas, querem impor suas próprias convicções à todos que discordam delas".
"Quando pararmos de coletivizar a culpa e passarmos a individualizar as responsabilidades, talvez, encontremos o caminho para que as coisas comecem a melhorar".
"A curiosidade gera o desejo de possuir, daí vem a inveja e esta gera a perseguição, logo surgem as calúnias, e por fim, do nada aparecem os inimigos. Portanto, a exposição desenfreada, e o compartilhamento de seus sonhos e projetos com terceiros nunca termina bem, pois quem assim o faz, acaba por colocar a cabeça na guilhotina dos pessimistas sem perceber".
"Parece que o mundo voltou a idade das trevas no que se refere ao conhecimento. É impressionante como a falta do saber tem gerado uma sociedade ignorante em todos os sentidos".
"Vivemos tempos estranhos, onde a liberdade de expressão é relativa e a culpa é coletivizada".
"Muitas pessoas se isolam em suas próprias bolhas, perdendo a chance de se conhecerem e dialogarem. Ao se fecharem em si mesmas, permanecem cada uma em seu território, atirando pedras no telhado alheio, acreditando estarem protegidas em suas zonas de conforto. No entanto, negligenciam o fato de que seus próprios telhados são igualmente frágeis, feitos de vidro".
"Vivo em constante antecipação do tempo, um estado que denomino de **"pré-futuro"**. Para mim, a percepção do tempo se desdobra de maneira singular, distinta da experiência comum. Essa singularidade traz consigo uma dor intrínseca, pois se interpõe entre mim e a capacidade de saborear o presente ao lado daqueles que amo. A impossibilidade de estar plenamente no agora, compartilhando a vida com as pessoas queridas, amplifica a angústia de uma existência presa entre o hoje e o amanhã, que na minha alma, parece sempre se antecipar".