Recadim de Mainha, pru Fiin!

"Fiin, levante cedo antes do galo cantá, bote no ombro o borná e chame o Sor prá te acompanhá. Entoncis, ande a toa, mas num fique à toa, espiano vento passá. Pari ques negoço de ternetiii.

Mainha abominava sedentarismo; vagabundo, viche, nem te conto e nem quero que pagues pela orientação, um mísero conto.

- vagabundo quincasa, não, meu Fii. Tá escritu na santa Bíbla: "Se come, bebe, dorme e suja as águas com susimundiça", tem que se mexê para compensá o gasto que pra Natureza cê dá. Óia o exempro das fumigas, das beias e dus cupins. Me envergonha, não meu Fii...; bichuo de pé e friera, come dedo mindin.

Sodade de ti, Mainha! Quanta diferença entre uma verdadeira Mainha e uma fêmea parideira. A primeira não prioriza filho, ao contrário, educa, forma cidadãos ricos, livres, autônomos e prósperos.

A segunda é investidora na pobreza. Pobreza em duplicidade: pobreza no sentido restrito; pobreza em amplitude.

P.S.: A procrastinação é a arte de adiar o inevitável, enquanto o tempo tece teias de oportunidades desperdiçadas. Não obstante, sonhando com a realidade e deixando o agora para depois e depois para uma dia, talvez, quando o procrastinador cai em si, já está preso na teia tecida pelo senhor Tempo e por certo tempo, respirará por aparelhos, para logo em breve, ser acometido pelo falência múltipla de órgãos, porque de mente, morreu e não soube quando.

Mutável Gambiarreiro
Enviado por Mutável Gambiarreiro em 09/08/2023
Reeditado em 10/08/2023
Código do texto: T7857147
Classificação de conteúdo: seguro