Os 2 Lados

De 1 lado:

Contrário da internet, que está atrelada ao consumo individual (para quem diz não ter, 150 reais significa cerca de 1/7 de 1 salário mínimo), os livros não possuem chaves, muitos menos, fios, ondas de rádio e fatura mensal; sobretudo, bibliotecas são ambientes humanitários de domínio público e os donos, é o conhecimento e saber dos usuários que as frequentam.

Do outro:

Perde-se tempo e noites de sono em qualquer outro espaço, principalmente naqueles que não exigem silêncio e concentração, menos no mofo e mal cheiro de uma biblioteca. (para não dizer que não escrevi sobre a tragédia que vinha sendo anunciada aos surdos e mostrada aos cegos, a anos, na favela - de acordo com o neologismo atual, comunidade - Heliópolis.)

De 1 lado:

Alfabetização é:

Juntar as letras do abecedário em sílabas, as sílabas em palavras, as palavras em frases; e uma delas é: "a solícita Natureza pede paz, motosserras emperradas, mãos apaziguadoras, solidariedade, igualdade, bicos semeadores, amor, litros de álcool vazios, palitos de fósforos apagados, liberdade para florir, civilidade e respeito", utensílios e subjetividades que não escrevem sozinhos.

De outro:

Diplomas e títulos nobreza todos, ou quase todos os seres da raça superior possuem; contudo, necessitam urgente, serem alfabetizados na Escola Primária da Ordem, Sentimento, Disciplina, Evolução e Progresso.

De 1 lado:

O ser humano, representado em minha escrita pela nova geração brasileira, para não dizer aberração, é uma fonte de contradição.

Do outro:

O Brasil é o país do futuro.

Os 2 lados

O futuro chegou, e é mostrado diariamente nos telejornais, nas academias de ginástica, nas escolas, nos lares, nos botecos, nos estádios de futebol, nos leitos de hospitais; sobretudo, o futuro é espetáculo hediondo da peça teatral denominada Agora.

Por sinal, vista, ouvida e bastante comentada. Mas só...

Mutável Gambiarreiro
Enviado por Mutável Gambiarreiro em 04/12/2019
Reeditado em 04/12/2019
Código do texto: T6810358
Classificação de conteúdo: seguro