10 Confie

Mantendo as passadas largas, constantes e descansando sempre em sempre para tomar fôlego, se ainda não cheguei ao destino proposto, não é porque desanimei da caminhada; ao contrário, mas porque evito os desvios desconhecidos.

Amizades longevas e facilidades demais são como as estradas, e só o caminheiro sabe quais são as placas e desvios honestos, desinteressados e prestimosos; se não, o abismo da cobiça dos olhos encurtará a viagem.

Coisas de Província

Se palavras desconhecidas e neologismos curassem, o enfermo não precisaria tomar o medicamento; bastando ler a bula do remédio que estaria curado. No quesito falácias e tolices, os humanistas modernos são os pioneiros. O que eles chamam de conhecimento e cultura, é veneno para os súditos.

Vide por exemplo, o nosso funcionário chamado Haddad, que segundo professa, é especialista em Escola Frankfhurtiana; a qual poucos sabem do que se trata, porque até o presente instante, ninguém soube de sua aplicabilidade prática.

E se há, o teacher petista é péssimo educador, porque se alimenta das migalhas do Estado de SP, como não bastasse, é subalternado e divide-a com detento.

Ainda que não saiba os conceitos técnicos e os fundamentos da geometria e trigometria, o pedreiro ou qualquer ser dotado de visão tem contato com a matemática, a física, a química e a biologia no seu cotidiano; afinal, por onde se vá, lá está o quadrado, o retângulo, o triângulo qualquer, as reações químicas, o movimento de pessoas, carros e outros ensaios; os quais, desde que seja um pouco inteligente, podem ser estudados através das experiências e interesses do curioso?

Sábio era meu pai Eugênio, que paulatinamente dizia que seus filhos estudavam para asno; porque inteligente nasceram, mas faltavam-lhes percepção; e atente-se que preferiram puxar carroça e carpir feijão, à ser humanistas. E fizeram bem, pois, ao pensar e agirem assim, estão contribuindo positivamente para a humanidade; e os Haddad da vida, o que fazem a não ser, parasitar os governos? Se exclui os governos do cotidiano dessas faque neus, detesto inglesismos, morrem de fome; pois não sabem produzir e cozinhar um pacote de miojo lamen, que já vêm pré-cozido.

Mutável Gambiarreiro
Enviado por Mutável Gambiarreiro em 04/05/2019
Reeditado em 08/05/2019
Código do texto: T6638673
Classificação de conteúdo: seguro