SENTIMENTOS POBRES




A DOR:
 
A dor serve para testar a nossa resistência física e mental. Serve para medirmos a nossa própria capacidade de reverter situações difíceis.
Eu diria que a dor não é um sentimento e sim, um estado de espírito ou físico temporário. Ninguém, nem os mutilados, sofrem de uma dor vinte e quatro horas por dia durante o mês ou o ano. Sempre há uma trégua. A DOR não pode ser excluída das nossas vidas. Podemos amenizá-la ou a afastarmos, mas nunca dela se desvencilhar sem que antes tenhamos curados a sua causa. Enfim, a DOR é o efeito de uma causa antes criada.
A INVEJA:
A inveja ou a cobiça são sentimentos mesquinhos, próprio de pessoas medíocres, incapazes de produzir algo de bom para si próprio, que dirá para uma comunidade.
O ÓDIO:
O ódio é sem sombra de dúvidas o pior de todos os sentimos de um ser humano. Representa à fraqueza, a mediocridade, a falta de fé em Deus e de amor ao próximo. Infelizmente muitos homens ainda se digladiam e se matam pelo ódio. Isso é muito triste.
A TRISTEZA:
A tristeza advém de vários fatores e circunstâncias. Nós, humanos e pobres mortais, ás vezes nos entristecemos por coisas que deviam nos alegrar. Um exemplo bem comum do que eu falo é o seguinte:
“Muitas vezes um ente querido da nossa família com mais de oitenta ou noventa anos está sofrendo num leito de hospital entre a vida e a morte. Chega então o seu momento e ele parte para o outro plano espiritual que Deus o reservou. Disso resulta que nós nos sentimos tristes pela perda daquele ser tão querido ao mesmo tempo em que ficamos felizes por sabermos que acabara o seu sofrimento aqui na Terra”.
Necessário dizer que na maior parte das vezes em que ficamos infelizes e nos entristecemos acontece por conta dos nossos atos impensados face ao nosso egoísmo. Pleiteamos e acreditamos em sonhos impossíveis e tentamos materializá-los confundindo com perseverança.
A VINGANÇA
A vingança ou vontade de revide igualmente ao ódio é um dos piores dos sentimentos. Por vingança muitas sandices são cometidas. O espírito do vingador é o mesmo espírito de um bruto que ainda está atrasado no mínimo trinta mil anos. Nem os animais irracionais revidam aos nossos ataques. Em algumas circunstâncias alguns dos animais chamados ferozes apenas se defendem dos nossos ataques.
Penso comigo que aquele que se vinga não tem amor no coração e não acredita que Deus existe e que é o Nosso Pai Criador. Quem se vinga pensa tão somente em si. Não respeita os seus pais, irmãos e muito menos os parentes bilaterais ou colaterais.
O ENGANO
Todos nós, independentemente de cor, raça, etnia, religião, condições sociais e escolaridade já cometemos um engano em algum momento das nossas vidas. Cheio de fraquezas e vícios e orgulhosos que somos a rigor já extrapolamos os limites do nosso livre arbítrio.
No entanto, o engano não é um defeito ou um mal, pois na maioria das vezes se dá por conta da nossa imprevidência e falta de vigília. Embora alguns dos enganos ás vezes sejam prejudiciais a terceiros, mas a própria palavra já indica engano.
Uma brincadeira: “Se fôssemos punir com veemência todos os enganos cometidos pelos homens, não existiria nem 1% (um por cento) de Juízes de Futebol, Juízes de Direito, Delegados ou político ainda em exercício”. E se atentem bem que muitos deles se enganam propositadamente.