WICLEFISMO
 
 


                    JOHN WICLEF, segundo a sua doutrina e crença afirmava que a igreja e o clero não eram os detentores da verdade e não tinham muita credibilidade. Sustentava essa tese porque ao seu entendimento os padres não agiam com a dignidade que a própria igreja exigia. 
                      O planeta Terra não tinha sete bilhões de habitantes na época (1330-1384 DC) como hoje. Por isso era até mais fácil os estudos das escrituras sagradas.
                    Particularmente eu entendo que ele generalizava, fazendo julgamentos açodados, alguns, sem consistência. Entretanto em algumas coisas e assuntos relacionados às igrejas, seitas e religiões a ele assistia um pouco de razão.
                      Principalmente quanto aos dogmas impostos pelas autoridades eclesiásticas e pelas igrejas, bem como o comportamento de alguns padres e membros eclesiásticos. Naquela época era mais fácil de vigiar os sacerdotes.
                    Heresiarca entusiasmado como fundador da sua própria seita John Wiclef era contrário a determinadas pregações do clero, insistindo que tão somente a bíblia estava correta e servia para qualquer pessoa estudar. De certa forma ele combatia as passagens e ensinamentos do velho testamento.
                    Certo ou não esse cidadão acabou nos deixando o termo "heresia" cujo significado ao pé da letra é tudo àquilo que se opõe aos dogmas impostos pela igreja, mas que nós acabamos generalizando e dando igual sentido para outras coisas contrárias segundo o nosso entendimento.  
                    Por isso até hoje quando somos contrários a um ato, uma afirmação ou um ensinamento e a eles nos opomos dizemos tratar-se de “uma heresia”, mesmo que isso nada tenha a ver com a religião ou com a igreja.
                    Muitos dos que se declaram ateus, por ignorância ou por orgulho mesmo afirmam que Deus é uma heresia.
                     É lamentável que seres humanos pensem assim e tenham  essa postura.