Joana, Joaninha
Joana e uma menininha muito meiga e amorosa, que adora brincar. Mas na rua onde a Joana mora, as crianças são bem maiores que a Joana e sempre deixavam ela de fora das brincadeiras, além de ficarem falando pra ela: "Você é muito pequena!"; ou "Nossa, Joana, como você é pequenininha!". Joana ficava muito triste, mas como ela era muito boazinha, nada dizia.
Por não ter amigos, Joana gostava de brincar com sua gatinha Maria e com um vira-lata caramelo que vivia nas ruas e que era conhecido como Seu Zé. Ninguém sabia de onde veio o Seu Zé, nem a sua idade, só se sabia que ele era velho. Mas Seu Zé também era manso, por isso todos o tratavam bem e ele sempre era alimentado pelos moradores e comerciantes.
Já a gatinha Maria era muito bem tratada por Joana, que adorava o jeito sarcástico de sua gatinha. Maria dizia que Seu Zé era tão velho, que provaavelmente foi um dos animais que visitagam o Menino Jesus na manjedoura.
Joana entendia os animais e os animais entendiam a Joana, por isso ela conversava sempre com os bichinhos que encontrava.
Um dia, Joana encontrou uma joaninha em um jardim, daí Joana pensou: "Por que será que chamam a joaninha de joaninha?". Para a sua surpresa, a joaninha ouviu seus pensamentos e respondeu: "Meu nome é Joana igual a você". Joana ficou surpresa e perguntou: "sério? Seu nome é mesmo Joana?" A joaninha respondeu: "Sim. Meu nome é Joana, mas como sou pequenina, me chamam de joaninha."
Joana pegou a joaninha com cuidado e, feliz da vida, foi apresentar sua nova amiga a gatinha Maria, dizendo: "Maria! Maria! Olha minha nova amiguinha! O nome dela é Joana também!, igual a mim" A gatinha Maria, sempre irônica, retrucou: "Ela é pequenina, igual a você também" Joana riu e disse: "boba! Vamos apresentá-la ao Seu Zé"
Chegando na esquina onde Seu Zé estava, Joana com a gatinha Maria apresentaram a nova amiguinha. "O que acha da minha amiguinha joaninha, Seu Zé?" Seu Zé analisou e respondeu: "Hum, tenho pulgas maiores que ela, mas até que ela é bonitinha". Joana disse a Maria, a Seu Zé e a joaninha, que queria que todos fossem amigos. A joaninha, nesse momento, disse a todos: "O tamanho de cada um não é importante. O que importa é o que temos no coração". Todos concordaram com ela e, então, Joana, a gatinha Maria, o Caramelo Seu Zé e a joaninha que também se chamava Joana, saíram felizes passeando pelas ruas.
De repente, Joana e seus bichinhos passaram perto de algumas crianças que brincavam e, algumas delas gritaram: "Nossa, Joana, como você é pequenininha!" Nesse momento, Joana que nunca respondia, virou-se e disse: "Sou pequena sim. Sou Joaninha."
👧 🐱 🐕 🐞