Autores

Perfil

Adriano Soares Pereira (Nome Artístico: Adriano Soares) nasceu no Rio de Janeiro-RJ, no dia 05 de fevereiro de 1971. É formado em Teologia, com Mestrados em Ciências da Religião e Teologia Histórica.
Tem formação em Artes Marciais, sendo Professor de Tai Chi Chuan e Karate. Também é formado como Modelo Publicitário, tendo criado a Cia. Artística Ilha Models, um grupo de Modelos Performáticas. Cursou várias modalidades de dança e oficinas de Teatro e Circo com professores renomados e é estudante de chinês.
Com participações ativas em saraus e diversos eventos literários, começou a escrever no ano de 1992. Na Ilha do Governador (Rio de Janeiro - RJ), foi co-fundador do movimento literário: “Poetas de Uma Sociedade Decadente”; e da “Cia. de Artes Metáforas”, realizando vários trabalhos, entre eles, a publicação de poemas em fanzines, sites e livros artesanais.
Participou de concursos literários, tendo sido premiado em alguns. Em 2002, participou do Concurso “Tango Poesia”, organizado pelo Consulado da Argentina, tendo seu poema (A Dança da Sedução) incluído na antologia do concurso.
Publicou seu primeiro livro de poemas intitulado “Flores & Camisa-de-Força” em 19 de dezembro de 2007. No ano seguinte, através desta obra foi contemplado com o Prêmio Lions de Cultura. Já o segundo livro, “A Caminho do Céu”, foi publicado em 3 de setembro de 2009.
Em 2015 foi convidado a participar do projeto Palavra é Arte, uma coletânea com participações de diversos autores de cada canto do Brasil.
Em 2016 foi contemplado com o Prêmio Destaques Literários – 2016 na categoria: Conjunto da Obra em Verso, no Polo Cultural Ilha.
Em 2017 participou do I Concurso Literário CATP (Companhia de Arte e Teatro Popular), conquistando a segunda colocação na categoria Prosa e a quarta colocação na categoria Poemas, tendo seus textos publicados nas respectivas antologias deste concurso.
Publicou seu terceiro livro: “O Bobo da Corte”, em 8 de abril de 2017, comemorando vinte e cinco anos de produção literária.
No dia 9 de junho de 2017, Adriano Soares tomou posse como membro da APALA (Academia Pan-Americana de Letras e Artes).

Em 2018 foi contemplado pelo Polo Cultural Ilha, com o Prêmio Polo Multiartes 2018 (referência 2017), na Categoria: Poesia 
Em 2018, Adriano publicou o livro: “Templo das Artes - A Espiritualidade nas Artes Marciais”, um ensaio sobre a filosofia das Artes Marciais.

No dia 21 de setembro de 2018, Adriano Soares tomou posse como membro da ASOL (Academia Sociedade dos Literatos).

Em 2019 publicou o livro: De Volta ao Início.