APOCALIPSE NOW (OS 5 CAUSADORES DE PÂNICO)

 

(14/07/2009)

Em tempos de "gripe suína"


 

O alvoroço era grande, naquela segunda-feira.

 

Quem poderia imaginar um momento como aquele?

 

Apesar das tentativas anteriores, dos inúmeros convites e tantas portas abertas, só agora eles poderiam se reunir.

Não haveria meio-ambiente mais propício.

Dentro de algumas horas o CP-5 seria lançado em rede global, e em algumas afiliadas afilhadas, com polpudos patrocínios e retorno certo para os investidores.

A entrevista com o pé na bunda, digo, pontapé inicial, seria transmitida ao vivo pelo Bom Dia Minha Gente, e reprisada pelos programas RJ Te Vi (3 edições diárias), Eu Sou Mais Eu, Hoje e Sempre, Asteróides, Jornal do Intervalo das Novelas, Notícias da Night.

No fim de semana seria apresentada no Um Lenço Só Não Dá, e no Magnífico ô Meu.

Sob licença, em flashs, no Má Fama e no Penico na TV.

E enquanto estivesse dando um trôco, no Vale a Pena Um Verde Novo. 

 

A sigla do grupo foi sugerido pela mídia que organizava o encontro.

Os membros que o comporiam consideravam-se Catalizadores de Patologias.

 

Repórteres, Microfones e Câmeras. Tudo pronto.

 

O local escolhido para o evento foi a Praça São Judas Tadeu, no Cosme Velho.

A organização atendeu aos argumentos e oferecimento de seu modesto habitat, por um dos membros do CP-5, antigo morador da Praça, o Sr. Caramujo Africano.

 

O Sr. Caramujo, imigrante,  se instalara naquele local  porque, em virtude de  promessas políticas não cumpridas sobre o Programa de Cotas da Casa Própria Para Afrodescendentes (PCCPPA), se via obrigado a se arrastar pela terra, carregar a casa nas costas, se esconder dos cães no meio da grama, e viver subindo pelos muros e paredes.

Entretanto, face à importância da reunião o Sr. Caramujo se esforçara para oferecer a todos uma régia recepção, atento aos gostos e necessidades de cada um.

 

Pairava uma certa inquietude no ar, pois os convidados estavam demorando.

Para encher lingüiça, digo, ocupar o tempo e distrair os telespectadores, flash-backs amarelados e entrevistas com um sem-número de famosos quem(?).

 

Motivo de óbvio zum, zum, zum, a Sra. Aedes e o Sr. H1N1óinc chegaram juntos.

Embora tivessem partido de pontos diferentes, usaram a mesma estrada, cuidando de evitar alguns airbus.

Justificaram o atraso pela existência de uma tal Zona de Convergência, que não queria deixar a Sra. Aedes descer nem o Sr.H1N1óinc subir.

Se encontraram a meio-caminho e, embora não convivessem lá muito bem num mesmo ambiente, a reunião do CP-5 justificava os desconfortos. Conversaram durante a viagem.

 

“- Olá, Sra. Aedes, que belos ares. Folgo ao vê-la (literalmente). Percebo que está mais gordinha. O que tem nesta pancinha?”

 

“- São meus ovinhos, Sr. H1N1óinc. Tenho andado, digo, voado bem. O Sr. sabe que meu negócio, o transporte de sangue, é rentável. Tenho muitos clientes, mas ultimamente tenho estado mais ligada ao Dengue e à Sra. Amarela. Vim para ficar, e daqui não saio mais. Estou com o boi na sombra e água fresca. Por falar em boi, porque o Sr. não veio de porquinho? Pegou carona com alguma franguinha?”

 

O papo estava rolando, isto é, voando, até que se aproximaram do local da reunião. Cumprimentaram os presentes e se instalaram, com a certeza de que estavam sendo bem recebidos.

 

O Sr. Caramujo os recebeu, gosmento:

“-Que bons ventos os tragam”.

 

Respondeu-lhe a Sra. Aedes:

“- Amigo, você não sabe como foi difícil localizar esta Praça, no meio de tanto fog. Onde arranjam tanto spray? Notaram meu perfume diferente? É novo, mas só para insetos. Só para os insetos”.

 

O Sr. H1N1óinc cumprimentou o Sr. Caramujo e acrescentou:

“- A viagem foi longa. Os nacos e a tequila foram acabando, eu me senti meio fraco. Ainda bem que encontrei gente bondosa que me ofereceu uma vitamina camada meium a-z com muito c, e um delicioso sanduíche em três camadas de T-Bonegripe. Me deram um pro dia e um pra noite, e logo me senti mais forte”.

  

O Sr. Caramujo acomodou o Sr. H1N1óinc em um narigão mal assoado, e a Sra. Aedes no alto de uma marquise mal asseada.

 

Em seguida apareceu o Dr. Coliforme.

O Ilustríssimo Dr. Tinha a fama de boca suja.

Ele, que já chegara há tempos, estava no banheiro aguardando a aparecimento de sua condução. Aproveitou o momento em que um dos repórteres entrou no local para fazer 1 e a já habitual 2, e pulou para as suas mãos. Daí para o microfone, para a caneta, para as mãos de outro repórter, foram só outros pulinhos.

 

Ao ver o Dr. Coliforme chegando, o Sr. Caramujo exclamou, ferino:

“- Caro amigo, quanta saudade. De onde vem essa sua língua negra?”

 

Embora constrangido, o Sr. Coliforme não se fez de rogado:

“- Vem da mcp: a m... das águas de março; a c.... de um emissário furado e curto; e a p.... do descaso político”.

Dito isto, aboletou-se em bela espiga de milho cozido, juntando-se ao grupo.

 

Ao todo, eram quatro.

Só faltava ela, a Salmonella.

Mais atrasada do que todos, suas desculpas esfarrapadas não convenciam aqueles que sabiam de sua participação no picnic dominical.

Todos conheciam, de sobras, os seus podres.

E ela, a Salmonella, falava com cautela. Para não derramar seu caldo.

“-Vocês acham que tiveram dificuldades para chegar até aqui? Imagina se tivessem antes, como eu, que quebrar alguns ovos?”

Chafurdou-se então, com licença poética do Sr. H1N1óinc, na maionese de um podrão completo, aguardando o início da entrevista.

 

Os cinco ainda discutiam sobre a ampliação do grupo, a idéia de convidar o Sr. Tripanossoma. Pensaram em homenagens centenárias, mas decidiram não arriscar com segundas interpretações quanto ao seu nome. Além do mais, corriam o risco dele vir transportado por um barbeiro.

 

Julgavam os entrevistados que formariam um grupo de 5 Catalizadores de Patologia nunca visto antes assim juntos na história recente deste País.

 

Os patrocinadores fincaram as patas, as mãos, as bolsas e os cofres no CP-5.

 

E a entrevista está aí.

 

Na Terra,

Nas Águas,

No Ar.

 

E, agora eu espero, no Fogo.

 

 

Em tempo: na emissora da UPA (União de Produtoras Auto-sustentáveis), em seu programa Sustos na TV, o grupo CP-5 é anunciado como

 

OS 5 CAUSADORES DE PÂNICO

 

É, ou não é, um apocalipse?