QUE PALHAÇADA!

Hoje eu ganhei um par de canetas muito bonitas. O que fazer com as mesmas? Escrever, é obvio!

Gosto de palhaços, não por fazer rir, mas por suscitar tristeza profunda.

Então escrevi o que segue...

"Não se sabe ao certo de onde ele veio, sua idade, se é órfão, se foi casado, se foi à escola, se tem ambições ou segredos passados.

O que sabemos é que se chama Simão, quando sem maquiagem, o que é raro.

Passa a maior parte do tempo com seu surrado e (des)colorido macacão e o rosto pintado.

Ele é o velho palhaço do cirquinho eternamente armado naquele terreno baldio da Prefeitura. Palhaço Pipoquinha!

Por assim dizer, a única atração do cirquinho de lonas remendadas e sem plateia.

Pipoquinha, trapezista, cavaleiro (do velho pangaré que a anos reivindica aposentadoria), cantor (desafinado), contador de histórias e principalmente palhaço (além de bilheteiro e pipoqueiro).

Salário? Não existe a pelo menos três primaveras... não reclama... dorme num canto da lona, come, quando sobra, um pão amanhecido.

O patrão, um velho beberrão, bebe no boteco da esquina todas as moedas que os guris deixam na bilheteria.

Pipoquinha conta histórias, canta velhas canções e dá bons conselhos (porque já não pode dar maus exemplos?!).

Uma dessas tardes em que não haveria espetáculo, segunda-feira como hoje, estava ele sentado à sombra de uma centenária árvore afinando seu violão, quando aproximou-se dele um pivete que não conhecia.

"Deve ser novo no bairro..." pensou com seus botões.

O garoto chegou perguntando:

Garoto - Você é palhaço?

Bem, o garoto certamente estaria caçoando pois Pipoquinha estava como sempre vestido e maquiado a caráter.

Ainda assim respondeu com entusiasmo:

Pipoquinha - Sim, eu sou um palhaço.

Garoto - Você é um palhaço diferente – disse

Pipoquinha - Por que? Perguntou.

Garoto - Porque deveria me fazer rir, mas me dá pena.

Pipoquinha - Estou ensaiando uma canção triste, tenho que entrar no clima.

Garoto - Você não sabe mentir! Está triste porque é triste. Por que?

Pipoquinha - Quer ouvir uma canção?

Garoto - Quero saber por que você é triste.

Pipoquinha - Você não desiste mesmo né? NÃO ESTOU TRISTE!!!

Garoto - Eu não disse que está triste, o que afirmo é que você é triste, e digo mais, é triste porque não gosta de ser palhaço e sabe por que? Porque deturparam tua profissão... Carlitos era adorável...

Pipoquinha - Garoto, quantos anos você tem???

Garoto - Sei lá...muitos...

Pipoquinha - Lembro de você! Você ria com as palhaçadas de teu pai e eu ria também...eu só tinha nove anos quando pintei o rosto pela primeira vez e...você riu gostosamente...

Garoto - Ruidosamente quer dizer...

Pipoquinha - Ruidosamente riu a plateia!

Garoto - Até o leão ria de tuas palhaçadas. Ficou famoso...ganhou dinheiro...era respeitado... Que aconteceu?

Pipoquinha - Fiquei triste...

Garoto - Sim, mas por que?

Piupoquinha - ELA foi embora...

Garoto - Haviam outras...haviam tantas...

Pipoquinha - ELA foi embora...

Garoto - Elas disputavam tua atenção...ricaças com Iates, Mercedes, palacetes...e você chora por uma simples mortal que foi embora???

Pipoquinha - ELA foi embora...

Garoto - Que gozado... Chora como um bebê a partida de uma quando há tantas...

Pipoquinha - ELA foi embora! Haviam outras mas, era ela a musa inspiradora das canções de amor e a alegria das palhaçadas. Ela foi embora... e com ela a inspiração e a alegria...

Garoto - Ela quis voltar...

Pipoquinha - Fui orgulhoso...

Garoto - Ela foi embora e você chora... ela quis voltar e você não quis... sabe o que você é?

U M P A L H A Ç O!!!

..............................................................................................

As canetas são ótimas... mas a história...

Q U E P A L H A Ç A D A

Já perceberam que esta história foi escrita num tempo que ainda não

havia...

No tempo da pedra lascada! Ha ha ha

Pedro Troche Gonzalez

Enviado por Pedro Gonzalez em 29/12/2007

Reeditado em 29/12/2007

Código do texto: T796577

Classificação de conteúdo: seguro

Pedro Antonio Troche Gonzalez
Enviado por Pedro Antonio Troche Gonzalez em 14/07/2022
Código do texto: T7559421
Classificação de conteúdo: seguro