PARÁBOLA DO CIDADÃO DE BEM

Certa ocasião, um Cidadão de Bem perguntou: Mestre, é da Lei Divina que eu devo amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a mim mesmo. Mas quem é meu próximo?

E o Mestre disse: um rico empresário, que não podia parar por nada, viajou de avião da sua cidade para Manaus, onde, por não usar máscara, contraiu Covid-19. Dias depois, ele caiu na rua, sem ar para respirar. Aconteceu estar passando um Pastor, que lhe fez umas preces e lhe vendeu um milagroso óleo ungido indo embora com os bolsos cheios; então, passou um Ministro de Estado o qual, ao invés de ar para respirar, lhe ofereceu um medicamento que sabia não servir para tratar aquele mal; depois desse, o próprio ídolo do empresário, que passou fazendo gracejos e dizendo: - “tô com covid, tô com covid”, além de imitar o homem sentindo a falta de ar. Mais tarde, passou um carrinheiro, que, com todos os cuidados necessários, pegou o homem, colocou em seu carrinho, dentre os recicláveis, e o levou pelas ruas da cidade até o hospital, onde lhe deram oxigênio e cuidados necessários.

Então o Mestre perguntou ao cidadão de bem: dentre esses todos, qual você acha ser o próximo daquele homem? E o Cidadão respondeu: aquele que o levou para o hospital. O Mestre disse: vá e faça o mesmo”.

Edvaldo Pereira dos Campos Netto
Enviado por Edvaldo Pereira dos Campos Netto em 28/06/2021
Reeditado em 28/06/2021
Código do texto: T7288458
Classificação de conteúdo: seguro