Inverno (Limeto)

 

(Alberto Valença Lima)

 

O meu canto em harmonia

neste inverno que começa.

Um recanto... noite fria...

 

Perde o sonho, mas confessa!

Vento gélido... tremia!

Sua coberta... perdia.

Sua cama... não acessa!

 

_____

Nota

Este Aceteto não obedece às normas definidas para o estilo. É uma invenção minha. Talvez eu nem devesse chamá-la de Aceteto. Deveria inventar agora um nome. Que tal Alberteto? Ou Limeto?

 

Limeto. É isso! Limeto é um NOVO estilo que acabo de criar. É oriundo do Aceteto. Na verdade, ele é quase um Aceteto invertido. Tanto que não pensei em inventar um estilo. Eu ía postar como Aceteto.  Apenas para não violar o estilo do Marcelo Aceti, resolvi não chamar minha criação de Aceteto. Bem, mas como dizia, o Limeto se origina do Aceteto. Ao invés de ser uma quadra e um terceto, é um terceto e uma quadra. Ao invés de a quadra ser com rimas alternadas, é com rimas interpoladas, tal qual nos sonetos de onde o Aceteto se origina. A rima do terceto é alternada mas o segundo verso do terceto tem que ser a mesma rima do primeiro e último da quadra. Ou seja. Esquematizando fica assim: ABA. BAAB.

 

Este estilo foi criado no dia 03 de agosto de 2022.

Alberto Valença Lima
Enviado por Alberto Valença Lima em 28/08/2022
Código do texto: T7593100
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.