Desafio PRO AMIGO 01 (Poeta Olavo)

Brincadeira criada pelo poeta deste RL, Trovador das Alterosas, ajudado pela poetisa Aila Brito, também deste RL, a quem agradecemos pela criativa e iluminada invenção. Ela, certamente, ajuda a estreitar um pouco mais os laços de amizade que unem os poetas e poetisas deste Recanto das Letras.


Tema - CARACTERÍSTICAS PESSOAIS
Modalidade - Quinteto e Sétima (Rimas ABAABAA) - Acrósticos
Desafiante - Alberto Valença Lima
Desafiado - Poeta Olavo

REGRAS
A brincadeira consiste em um desafiante (Alberto Valença Lima) escrever um acróstico na modalidade proposta usando o tema proposto com o nome do desafiado (Poeta Olavo). As rimas são alternadas e emparelhadas, isto é ABAAB ou ABAABAA. O primeiro verso rima com o terceiro e quarto, e o segundo com o quinto. Ou no caso de sétimas, o primeiro rima com o terceiro, quarto, o sexto e sétimo e o segundo com o quinto.

Eu escrevi o Acróstico abaixo.

OLAVO

O *** Olavo que tem 3 filhos conhecido por Poeta Olavo
L *** Lê com atenção os poemas de recantistas que visita
A *** Andréa, Luciana e Olavo Júnior são os filhos de um bravo
V *** Vate que louva o amor em versos românticos como o mascavo
O *** Olavo não perde a pose, é por todos querido e ajudar não hesita
(Alberto Valença Lima)

O desafiado (Poeta Olavo) respondeu o seguinte:

ALBERTO

A** Antes de mais nada caro Alberto,
L** Lugar de bom poeta é no Recanto,
B** Bem chegado em seu livro aberto,
E** Em que nos mostra talento certo,
R** Retratando poesias em seu canto,
T** Tudo bem focado e que eu alerto,
O
** Olhar pra suas letras bem perto.
(Poeta Olavo)

Agora, como o desafiado pretende prosseguir no Desafio, o Desafiante irá escolher uma palavra no primeiro verso do seu acróstico para ser o tema da segunda fase. Na terceira fase o Desafiado escolhe uma palavra do segundo verso para ser o tema da terceira fase. Depois, alternadamente, o Desafiante e o Desafiado, escolhem os temas das próximas fases, no terceiro, quarto e quinto versos do primeiro acróstico. Depois passam para o segundo Acróstico, até finalizar o desafio. Alternadamente, o desafiante se tornará desafiado e vice-versa.

Na segunda fase o Desafiante também escolhe a modalidade dos versos, isto é, ou Soneto, ou Quadra, ou Acróstico, ou Indriso, etc. Esta modalidade deve ser seguida também pelo Desafiado,
durante todo o restante do Desafio.  Ou seja, se o Desafiante escolher o Soneto, por exemplo, todos os poemas, tanto dele como do Desafiado, nas fases seguintes, deverá ser o Soneto.
Nesta fase (fase 02), ele usará o mesmo tema escolhido pelo Desafiante. Na fsse seguinte (fase 03), se inverterão os papéis. O Desafiado passará a ser o Desafiante e o Desafiado, que na fase anterior (fase 02) foi o Desafiante, irá também, como na fase anterior, usar o mesmo tema escolhido pelo que, nesta outra fase (fase 03) se tornar o Desafiante. E assim, alternadamente, cada um terá sua vez de Desafiante e de Desafiado  até esgotarem todos os versos dos dois acróstico.

Aguardem a continuação.

 
Alberto Valença Lima e Poeta Olavo
Enviado por Alberto Valença Lima em 11/01/2019
Reeditado em 21/01/2019
Código do texto: T6548546
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.