~ Refutação do Racismo ~

~ Refutação do Racismo ~

I. Argumento da subjetividade ontológica da cor:

(Premissa 1) Teorias racistas baseiam-se na suposição realista ingênua de que tonalidades de pele são características objetivas e distintivas dos corpos dos seres humanos.

(Premissa 2) Porém, "cor é uma propriedade psicológica de nossas experiências visuais quando observamos objetos e luzes, não uma propriedade física de objetos e luzes." (1999, p. 95).

(Conclusão) Portanto, toda discriminação racial com base na distinção entre tonalidades de pele é injustificável.

II. Argumento da unicidade da raça humana:

(Premissa 1) Teorias racistas baseiam-se na crença de que há distinção entre raças humanas.

(Premissa 2) Não existem raças humanas como entidades biológicas (https://www.bbc.com/portuguese/geral-53325050).

(Conclusão) A defesa da distinção racial entre seres humanos não possui base científica.

III. Argumento da não predeterminação do caráter:

(Premissa1) O caráter de um indivíduo ou etnia não é predeterminado, puramente, pela arquitetura genética ou bioquímica corporal.

(Premissa 2) Teorias racistas negam variação epigenética; livre arbítrio, razão, mente ou moralidade substituindo-lhes pela predestinação bioquímica ou genética.

(Conclusão) Questões de valor (julgamentos éticos/estéticos) fundamentadas em [premissas oriundas de] teorias racistas são indefensáveis.

Referências:

Palmer, S. E. (1999) Vision science: Photons to phenomenology. MIT Press.

Racismo: como a ciência desmantelou a teoria de que existem diferentes raças humanas: https://www.bbc.com/portuguese/geral-53325050