A FILOSOFIA ARTE PELA ARCA

"Dois e dois são três" disse o louco.

"Não são, não!" berrou o tolo.

"Talvez sejam", resmungou o sábio.

(Skepsis, José Paulo Paes)

Uma Freud se Pasárgada no Tom Jobim. Al Jarreau no Bach do Aeroporto: Fernando Pessoa Tolstoi com Chopin da Brahms; Vinícius Porfírio Ridley Scott on the Rock’n Roll; Madonna, Sean Penn; Mann, Rembrandt que está com Cyrano de Bergerac, Thomas Joyce d´Orange e Milk Shakespeare. McQueen Goethe John Michael Caine Steve de Ford. Miles, Huston que não era Bob, Marley não Davis a ninguém, Lennon que Elvis não Monroe, se Hendrix: Descartes sua Bocage que Pitágoras se Coltrane no Nouveau Art Déco.

Éfeso, John Malkovich que um Homero, Who Eric Clapton maníaco e Parábola Heráclito, Karl Kraus a Renato um Picasso Russo. Mozart dele que Julio Verne e, de Kafka, se Seixas que Stones fugindo. “A Camões se todos!” Dizzy Gillespie, The Police. Cole Porter de Armstrong, Lee Marvin pelo Gogh e Neil Young Gaye ao Platão. Elis Regina de Pelé e se Joplin no chão, Colombo Dolores Duran Duran. Fellini Rosa de Verdi Crime e Castigo, Guimarães e Noel chamam o Raul: “Pollock!” Quinn Senna Anthony! Ilíadas!

Lars Von Trier, Viana Hélio Gandhi Oiticica: Yes! Santos Dumont Stallone Herbert para Alan Poe e Decalogue. Phil Michael Collins: Edgar o que Tim Burton e Ian Anderson Proust Bill Gates da Vince. Marx do Ovídio, Beethoven foi Paul MacCartney no The Corrs e Karl Shogun atrasado. In The Cage, Basie Aristóteles uma Young CamusSartre. Clarice Duke e com Lispector, Ella Count Fitzgerald que, Sean Tykwer, Ellington não Poseidon Barcarolle no Led Zeppelin. “Animals!” Réquiem Einstein atrás, “Imagine All The People!” “Keanu Reeves em Portuondo e não Compay Segundo, Ibrahim Ferrez”, Floyd explica. Marlene Dietrich, “Sófocles a dois”.

Eastwood, As Bruxas de Eastwick Decameron Dias por Cartas de Iwo Jima, mas Nadia Comãneci. Claudia Cardinale, à Capela, Sistina em Horácio pra Santana, Jon & Vangelis, Hopkins por Justin Hoffman. Paul Newman que Martin Luther até o King. De Redford, Brigitte Bardot fome, pois Aida não Almodóvar. Agatha Sofia triste. Loren, Mastroianni Robert Cartola de Oscar que, Wilde, Bogart a Quebra Nozes. Bale! Dante, Erasmo Seis Alighieri. Dean, James Cínicos de Rotterdam. Wells... Orson Quattro Vivaldi Stagioni. Acossado, Truman Capote. Arnold e suas negas, na força Bruce, Lee b’Aero Willis Smith. Murilo Benicio Del Santoro para Irwin bora, Wallace Jack Palance Liz Taylor que Ajax Aquilles sem Grace Kelly.

Mad, Max Von Sydow, Vitório Gassman Al Pacino de Luchino, que Visconti: “Ladrão de Casaca! I Want to Ride My Bicycle!” Enquanto Wilson, Debora, Sean Connery, Kerr seu De Niro de Volpi. Simonal, Charlton Heston uns Cohen Brothers. Burt, Reynolds Louis que Lancaster Malle nada. Catherine, Deneuve, Never Mind The Sex Pistols. Marisa Monte Ben Kiss Kingsley e Bergman Ingrid e Ingmar por seu Sétimo Selo. Jorge Ben, que Wim Wenders Delon com Alain, Munch Versace, Edvard O Grito: “Chanel Cindy! Crawford Tim Maia!” Veloso, Jean Paul Belmondo sem Melodia: “Edith Piaf! Senão, Goddard. Eddie Vedder que não nasci pra trabalho”.

Cícero Marcus Tullius acentus. Sem Edukators, Gus Van Sant na Janela. Hayworth se Rita, “Pô, Lanski, Take a Five! Kieslowski?!” Moore Gentle Bidu Sayão e se a Giants nas Bachianas de três a nove. Gauguin, Uma Thurman que Sócrates de Vertigo Desiree. Sem Strauss, Bethânia Yourcenar de Levis para Marguerite, “Pra Não Dizer que Não Falei das Flores”.

Na Última Tentação de Cristo, Gilberto Gil liana na roda com João. Meryl, de Chico, se Streep. Willem Dafoe e, Glenn Close, se Scorsese no Buarque. Maysa, Akira Kur o sawa. Nicholson, Frank Sinatra o que Sandra Jack Sá, e Gal Costa que Fausto Milton Genesis.

Assis, Chateaubriand, Manu Chao e Adeus Lênin.

The Doors Nietzsche.

E La Nave Va pela Imensidão Azul...

...E eu Walter pra Casimiro, Moreno de Abreu.

Ende