Facetas...

Sua inspiração virou arte.

Conquistou a toda parte.

Seu nome assim "ecoa".

Um ou mais!? "Pessoa".

*Trímono Gabaldista-o meu está assim: AAB-B

Oservação:Esse Trímono Gabaldista foi feito em homenagem a um dos poetas que mais admiro e gosto, o grande Fernando Pessoa.

*****************************************************

Biografia resumida de Fernando Pessoa

Celebrado como um dos maiores autores da Língua Portuguesa, ao lado de ícones como Luís Vaz de Camões, Fernando António Nogueira Pessoa foi um grande poeta, escritor, tradutor e crítico literário. Filho de Joaquim de Seabra Pessoa e D. Maria Magdalena Pinheiro Nogueira Pessoa, nasceu em Lisboa, no dia 13 de junho de 1888 . Com apenas cinco anos de idade, Fernando Pessoa perdeu o seu pai e logo no ano seguinte também falece seu irmão Jorge. Com isso, ele e sua mãe mudam-se para uma casa mais simples. É nesta casa que cria seu primeiro heterônimo e escreve um poema com o nome À Minha Querida Mamã.

Entre África e Portugal

Fernando Pessoa criança.Em 1895, sua mãe casa-se novamente e a família vai para a África. Lá, Fernando Pessoa recebe educação inglesa e tem interesse pela literatura e, a partir de 1901, escreve outros poemas, mas agora em inglês. No mesmo ano falece sua irmã Madalena e a família retorna à Portugal. Depois de alguns anos, a família do escritor vai para Durban e ele volta para a África, onde entrar numa universidade, mas não consegue. Em 1905, retorna às terras lusitanas, matricula-se no Curso Superior de Letras, mas depois de dois anos desiste do curso. Ele continua escrevendo muitos poemas em inglês, mas já passa arriscar-se em poesia e prosa em português, inglês e francês.

A revisa Orpheu

Fernando Pessoa.No ano de 1915, participa da revista Orpheu, ícone do vanguardismo e da renovação literária portuguesa, junto a Mário de Sá-Carneiro. Também lançou em 1924, a revista Athena, na qual publicou poemas de seus heterônimos Alberto Caeiro, Álvaro Campos, Ricardo Reis e Bernardo Soares. Em 1925, morre sua mãe e Fernando Pessoa passa a ajudar a revista Presença em 1927. A partir de então, suas produções passaram a ser referência para a produção literária do Modernismo Português.

Depois de alguns anos, tem sintomas de cólica hepática e falece aos 47 anos no dia 30 de novembro de 1935.

Giovânia Correia
Enviado por Giovânia Correia em 20/01/2013
Reeditado em 22/04/2013
Código do texto: T4094267
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.