Entrevista com o poeta recantista Edras José
"Entrevista com o poeta Edras José, de Montes Claros, Minas Gerais (cidade e estado)
01- A pergunta inicial, básica, clássica: A literatura em você, quando surgiu ? Por que e como começou a se interessar por literatura e poesia ? Tem lembranças de quando surgiu a “sensibilidade estética à palavra” em você? Qual o seu primeiro contato com a literatura?
- RESPOSTA: … Nasci Poeta e, quando disputei pra Orador na formatura em Direito, treinando texto repleto de Metáforas fiquei em êxtase;
02- Qual é a função da literatura e, mais especificamente, da poesia? Poesia e literatura servem para quê? O que se busca na poesia? Qual é O principal desejo de poeta/poetisa? É a eternidade?
- RESPOSTA: … A Poesia está no ato de transcrever a fala, por isto todos são Poetas, quando escrevem e quando recitam aquilo que pensam, desde os matutos versos aos mais sofisticados; a Literatura se faz no dia a dia;
03- Como tem sido a experiência de trabalhar/batalhar pela poesia e pelas Letras num sítio de internete como o RdL? As leitoras/os leitores têm interesse por literatura de qualidade e, especificamente, por poesia?
- RESPOSTA: … Sempre digo que o Recanto das Letras é berço democrático da Literatura nacional e internacional; estou intensamente desde meados de 2018, com textos, áudios, e-livro;
04- Para você, o que é e o que não é literatura ou o que é e o que não é poesia? Poesia é algo para se levar a sério – pode transformar as pessoas e o mundo – ou é, para você, só uma “recreação do 'espírito'”?
- RESPOSTA: … A Sensibilidade da Cidadania é Poesia;
05- Quanto ao processo de construção de seus poemas/textos, você rascunha esboços? Como se dá o seu processo criativo? Como é que predominantemente o seu processo criativo ocorre? O escrever é natural, sob inspiração, aleatório e espontâneo ou sob a decisão de escrever algo sobre algum tema? Existem certos dias, ou ocasiões especiais, em que você trabalha/escreve melhor do que em outros? Ou a poesia é exclusivamente labor e transpiração? Drummond ( = inspiração ) ou João Cabral ( = labor )?
- RESPOSTA: … Escrever é exercício e sacerdócio; recentemente descobri a forma de escrever com rascunho, porém quando começo quase sempre termino logo; às vezes passo meses e anos antes sedimentado, o tema, na cachola;
06- Em geral, você é mais otimista ("solar", racional e/ou extrovertido, interativo), ou pessimista (intimista, introvertido, instintivo ou individualista) em relação à vida? Como você definiria sua poesia/escrita? Você é um poeta mais dionisíaco ou mais apolíneo?
- RESPOSTA: … Sou comediante nato, muito inteligente, crítico, e bruxo;
07- Que poetas/autores você lê? Tem preferências por alguns locais, nacionais ou internacionais? Cite 10 autores indispensáveis em todos os tempos ou estilos de época para a compreensão, percepção e degustação do fenômeno literário no seu estado, no Brasil e no mundo. Quais os autores que mais o influenciaram? Cite alguns poetas e/ou escritores pelos quais você tem admiração.
- RESPOSTA: … Miguel de Cervantes, Edgar Allan Poe, Pedro Bandeira, Machado de Assis, Tolstói, Cora Coralina, Cecília Meireles, Dan Brown, Eckhart Tolle, Carlos Drummond, William P. Young, apenas pra citar de cabeça;
08- Hoje em dia, com as facilidades do mundo moderno, cheio de mil e sempre mais uma opções (ou “opções”), ainda há espaço para a poesia, diante da variedade de coisas, muitas delas de qualidade duvidosa, oferecidas diariamente para as pessoas? Qual é o sentido de escrever poesia hoje, numa sociedade regida pela mídia e pelo mercado? Dá para acreditar em alguma coisa hoje? Alguma utopia?
- RESPOSTA: … A Sensibilidade da Cidadania é Poesia;
09- Existe algum poema, frase ou pensamento que sempre o acompanhou ou acompanha por toda a vida? Qual ou quais?
- RESPOSTA: … A Sensibilidade da Cidadania é Poesia;
10- Como tem sido o interesse por suas obras já publicadas, se já as tem? Os leitores têm procurado muito por elas? Quem são as pessoas que a(s) procuram? Vale a pena lutar pela cultura e literatura, especialmente a poesia ?
- RESPOSTA: … Tou reescrevendo a bíblia, através de uma trilogia; autobiográfico, escrevo atualmente o último Livro; dos dois primeiros um esgotou e outro ainda tem exemplares físicos; um público cativo e eclético, adquire e lê minhas obras literárias;
11- Qual(is) você considera que seja(m) o(s) seu(s) melhor(es) poema(s)? Cite um trecho dele(s).
- RESPOSTA: … "bela arquiteta"
"então o que seria da poesia/se não fosse a natureza/que aos poetas extasia/com tua perfeita beleza";
12- O que você acha da utilização da internete e de outros meios ditos modernos para a divulgação de obras e autores? O livro (impresso) corre algum perigo de extinção?
- RESPOSTA: … A Internet é importantíssima e o livro físico permanecerá sempre vivo;
13- Você tem participação em concursos literários ? Como a poesia marca seu dia a dia e sua vida? E quais as dificuldades enfrentadas por um escritor poeta para publicar sua(s) obra(s)?
- RESPOSTA: … Sou ativista poético, por último agora participei com trecho teatral e recitação do Psiu Poético em Montes Claros, e antes em Belo Horizonte;
14- Parece que as pessoas, comumente, não veem da melhor forma possível o “novo” nas artes em geral. Por que isso acontece? Qual a sua opinião sobre a inovação na poesia e nas artes? Há perigos na busca constante por inovação? Você acha que esta tendência se acentuou nos últimos anos?
- RESPOSTA: … O novo aparece e pronto, você não negocia com o "novo";
15- Qual o tipo de público que mais aprecia as suas obras? Há interesse das novas gerações pela literatura e cultura, especialmente pela poesia ?
- RESPOSTA: … Indistinto;
16- Qual é o seu olhar sobre a arte (contemporânea)? Como você vê a situação atual da literatura no seu estado? E no Brasil? Existe apoio de algum tipo ou mesmo incentivo para a produção cultural, literária e, especialmente, de poesia?
- RESPOSTA: …Existem leis de incentivo, que deverão ser redimensionadas, com novos governos; contudo, os ativistas poéticos fazendo a diferença aos quatro cantos do mundo;
17- Que conselhos você daria para quem está iniciando na área da literatura e de poesia?
- RESPOSTA: … Cadastre-se gratuitamente no RL;
- Agora, "jogo rápido" para as perguntas/respostas seguintes:
18- O que te faz feliz?
RESPOSTA: … a Paz ☮️;
19- Um momento que definiu sua vida?
RESPOSTA: … Autoconhecimento;
20- Qual a sua maior qualidade?
RESPOSTA: … Sabedoria;
21- E seu maior defeito?
RESPOSTA: … I(n)gnorância;
22- Quem te inspira?
RESPOSTA: … Eu converso com a Natureza;
23- Melhor conselho que já deu?
RESPOSTA: … Afasta de tudo que lhe fizer Mal;
24- Do que você tem orgulho?
RESPOSTA: … Minha precocidade;
25- Tipo de gente que você tem dificuldade de conviver?
RESPOSTA: … Bipolar;
26- Qual a melhor década? E por quê?
RESPOSTA: … Atual;
27- O melhor dos anos 80?
RESPOSTA: … Infância;
28- E o melhor dos anos 90?
RESPOSTA: … Rock;
29- Um sonho?
RESPOSTA: … Resgatar nos excluídos vontade de viver;
30- Qual a característica mais importante em uma mulher?
RESPOSTA: … A "química" do companheirismo e respeito;
31- E em um homem?
RESPOSTA: … Seriedade, como energia de ativação na "química";
32- O que mais aprecia em seus amigos?
RESPOSTA: … (um pouco à distância) disposição pra decretar "feriado";
33- O que seria a maior das tragédias?
RESPOSTA: … Um golpe;
34- Maior conquista como profissional?
RESPOSTA: … Expectativa (ainda);
35- Ideia de felicidade:
RESPOSTA: … Vida modesta e sem vícios;
36- Maior conquista até agora?
RESPOSTA: … Reconhecimento;
37- Qual o defeito mais fácil de perdoar?
RESPOSTA: … Qualquer um;
38- E a maior das qualidades?
RESPOSTA: … Virtude;
39- O que é sagrado para você?
RESPOSTA: … O pão de cada dia;
40- Quais são seu filmes preferidos?
RESPOSTA: … População 436, Como Estrelas na Terra, Forrest Gump, A Casa dos Espíritos, A Lista de Schindler, Clube da Luta, A Cabana, apenas pra citar de cabeça;
41- Indique 5 (ou mais) livros de que você gostou bastante.
RESPOSTA: … A Droga da Obediência (Pedro Bandeira), Dom Casmurro (Machado de Assis), A Morte de Ivan Ilitch (Tolstói), Ponto de Impacto (Dan Brown), Contos de Imaginação e Mistério (Edgar Allan Poe), apenas pra citar de cabeça;
42- O que lhe tira do sério?
RESPOSTA: … Ficar muito tempo com fome.
43- O que não entra em sua casa?
RESPOSTA: … Rancor;
44- Segredo para o sucesso profissional?
RESPOSTA: … obstinação
fOco
emBalo
reSistência
Traquejo
confIança
paciêNcia
cArinho
disposiÇão
discriçÃo
zelO
45- Quem você gostaria de ser se não fosse você mesmo?
RESPOSTA: … Somente eu (ao avesso);
46- Que superpoder gostaria de ter?
RESPOSTA: … O mais importante, tenho, 06 (seis) sentidos;
47- Indique um (ou uns - 5 – ou mais) livros que você leu RECENTEMENTE e gostou muito e 3 que você gostaria de ler ou ainda pretende ler.
RESPOSTA: … Indico os livros e os filmes listados acima; pretendo ler os livros, dos meus colegas do RL;
48- O que acha do pensamento do jornalista e poeta egípcio Salamah Mussa, de que "Não é a beleza o objetivo da literatura e sim a humanidade"?
RESPOSTA: … Não conhecia; é perfeito!
49- O que diz sobre a expressão de Paul Valéry, “O objetivo profundo do artista é dar mais do que aquilo que tem”?
RESPOSTA: … Eitaaaa;
50- Concorda (ou não), numa perspectiva geral, ampla, pra vida, e para a literatura, visto que um dos autores da frase (o filósofo existencialista Jean-Paul Sartre) também foi literato (engajado), que “A existência precede a essência”? Qual (ou quais) o(s) seu(s) "mote"(s)/pensamento(s) preferido(s)? E o que pensa sobre literatura (especialmente poesia) engajada?
RESPOSTA: … "quanto escreve, mais o ser se permite, e si vislumbra";
51- Qual(is) você considera que seja(m) a(s) sua(s) maior(es) qualidade(s) como escritor/poeta?
RESPOSTA: … Diversidade;
52- Para finalizar, expresse algo que deseja tornar público e que ainda não tenha sido mencionado anteriormente ou que você queira destacar. Palavra aberta, à vontade.
RESPOSTA: … Somente agradecer-te assim aos Poetas, Amigos (as), Amada (as) e Amante (s); apenas pra não perder o kkk, abraços.
Edras José.
Grato a você, poeta Edras José, pela generosa entrevista a nós gentilmente concedida.
Muito bom dia / boa tarde e/ou boa noite,
para todas e para todos.