Autores

Perfil


Poeta José Bezerra de Carvalho, Poeta Zé Bezerra, O ETERNO  "Águia de Prata": 

José Bezerra de Carvalho, poeta popular, 1º Sargento reformado da Polícia Militar do Piauí, membro e sócio fundador do Sindicato dos Cantadores e Poetas Populares do Piauí e Sócio da U.B.E. (União Brasileira de Escritores) do Estado do Piauí. Pensador pródigo, criou várias histórias fictícias de cantadores, romances, pelejas, poemas e sonetos, tendo já publicado 52 trabalhos pela Editora Gráfica Mendes, Gráfica Pinheiro, Editora Rima, Fundação Cultural Monsenhor Chaves (da Prefeitura de Teresina) e Editora COMEPI (Companhia Editora do Piauí, do Governo do Estado do Piauí).

É natural do Estado do Ceará, nascido em Ipueiras, a 13/03/1927 (registrado como de 1929, segundo informação do próprio Poeta Zé Bezerra), e radicado no Piauí desde os três anos de idade; é autodidata, admirador da natureza, da Flora e da Fauna brasileiras. Aos dez anos começou a fazer versos. É Católico de nascimento; escreve e proclama seus versos e poemas; Ministro Extraordinário da Eucaristia Comunitária; Vicentino e Membro do Apostolado da Oração e Coordenador da Pastoral Católica no bairro Aeroporto (Teresina - PI), onde reside.

O poeta José Bezerra começou a escrever suas estórias em versos aos dez anos de idade, em 1937. É autodidata, mas só começou a publicar os trabalhos dele no ano de 1985. A maioria de seus trabalhos foi impressa pela livraria, papelaria e gráfica Moderna, um livro de 100 páginas com o título de DELÍRIOS DE UM POETA, e um folheto de 60 páginas, editados pela Companhia Editora do Piauí (COMEPI). Três editados pela Gráfica Pinheiro, três pela Fundação Cultural Monsenhor Chaves e dois pela Casa do Papel e Gráfica Esperança, e cinco pela GRÁFICA E EDITORA RIMA. Todas as suas obras feitas em cordel. Montou, com os trabalhos dele, a BIBLIOTECA DA LITERATURA POPULAR "A VOZ DA POESIA" (Av. Centenário 1178 (atual 1166) - Bairro Aeroporto, CEP 64003-700, em Teresina-PI), com acesso ao público escolar para pesquisa e leitura de toda classe estudantil, professoras/es, pesquisadoras/es, e dedicada aos amantes da cultura popular. Onde comercializa e distribui gratuitamente a maior parte dos folhetos de cordel dele, é chamado pelas professoras e pelos professores e alunas/os para proferir palestras nas escolas públicas e particulares e nas UNIVERSIDADES FEDERAL e ESTADUAL sobre a literatura de cordel, e o faz graciosamente (gratuitamente).

...

Mantém também os "site"s de cultura e poesia populares

http://poetazebezerra.tudo.gq   

(Novamente em funcionamento, a partir de agosto de 2021.)

e (página no Overmundo)

http://www.overmundo.com.br/perfis/jose-bezerra-de-carvalho


além do "Site" do Escritor "A Voz da Poesia - Biblioteca da Literatura Popular (Cordel)", vinculado ao Recanto das Letras, no seguinte endereço:

https://poetazebezerra.prosaeverso.net/


...