Entrevista exclusiva com o criador do INDRISO - Isidro Iturat (setembro 2020)



ENTREVISTA COM ISIDRO ITURAT – CRIADOR DO INDRISO

Entrevista feita com exclusividade para Alberto Valença Lima pelo criador da modalidade poética denominada INDRISO – o espanhol que vive no Brasil Isidro Iturat, a quem agradeço pela atenção e presteza com que me atendeu e pela concessão desta entrevista que certamente poderá expor um pouco mais da pessoa Isidro para o público.

Alberto – A (verde)
Isidro – I (azul)

A – Fale do lugar onde você nasceu e por quanto tempo viveu lá.
I – Minha cidade natal se chama Vilanova i la Geltrú. Ela está na Espanha, à beira do Mediterrâneo, 45 km ao sul de Barcelona e têm aproximadamente 70 mil habitantes.
Para falar alguma peculiaridade sobre ela, direi que é um lugar de um ecletismo histórico muito forte. Por exemplo, ela tem restos arqueológicos de um povoado da Idade do Bronze, uma estrada construída durante o Império Romano, um castelo medieval, igrejas barrocas e tudo isso combinado com todas as expressões tecnológicas do século XXI. O velho e o no novo, tudo junto.
Morei ali durante os meus primeiros 25 anos. Depois, também morei em Barcelona por dois anos e mais tarde por cinco em Madri.
Escrevi os meus primeiros textos literários enquanto ainda morava em Vilanova. No entanto, a minha vida pública como escritor começou em Madri, mudei para lá no ano 2000. Em 2001 inventei o indriso e foi aí que comecei a publicar e a frequentar os círculos de escritores madrilenhos.


A – Como foi a sua infância? Que fato mais lhe marcou nela?
I - Leia esta resposta e o restante da entrevista no blog Verdades de um Ser no link abaixo.

ENTREVISTA COM ISIDRO ITURAT - O Criador do INDRISO
Alberto Valença Lima e Isidro Iturat
Enviado por Alberto Valença Lima em 21/09/2020
Código do texto: T7068575
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.