Estudo Bíblico: Estêvão - O Primeiro Mártir Cristão
Estudo Bíblico: Estêvão - O Primeiro Mártir Cristão
Introdução
Estêvão, um dos primeiros diáconos da igreja primitiva, é figura notável no livro de Atos dos Apóstolos. Conhecido por sua fé inabalável, sabedoria e poder do Espírito Santo, Estêvão se tornou um mártir devido a sua pregação ousada do evangelho de Jesus Cristo. Sua história inspiradora nos ensina sobre a importância da fé, da coragem e da fidelidade a Deus, mesmo diante da perseguição.
I. A Escolha de Estêvão como Diácono (Atos 6:1-7)
Os apóstolos reconhecem a necessidade de homens de fé e sabedoria para auxiliar na distribuição de alimentos aos necessitados.
Estêvão, cheio de fé, graça e poder do Espírito Santo, é escolhido entre sete homens para essa função.
II. A Pregação Poderosa de Estêvão (Atos 6:8-15)
Estêvão se destaca por sua sabedoria e poder, realizando milagres e sinais entre o povo.
Sua pregação eloquente confronta os líderes religiosos judeus, expondo sua hipocrisia e rejeição a Jesus Cristo.
III. O Discurso de Estêvão no Sinédrio (Atos 7:1-55)
Chamado ao Sinédrio para responder por suas palavras, Estêvão apresenta um discurso histórico poderoso.
Ele traça a história do povo de Israel desde Abraão, destacando a fidelidade de Deus e a rebeldia do povo.
Culmina sua fala acusando os líderes judeus de serem assassinos de Jesus, o Messias prometido.
IV. O Martírio de Estêvão (Atos 7:56-60)
Enfurecidos com a mensagem de Estêvão, os líderes judeus o apedrejam até a morte.
Em seus últimos momentos, Estêvão demonstra fé inabalável, perdoa seus algozes e vislumbra Jesus à direita de Deus.
V. O Legado de Estêvão
A morte de Estêvão não silencia o evangelho, mas sim impulsiona a sua expansão.
A igreja primitiva se espalha por toda a Judeia e Samaria, levando a mensagem de Jesus a novos lugares.
Estêvão se torna um símbolo de fé, coragem e fidelidade a Deus, inspirando cristãos ao longo dos séculos.
VI. Lições do Martírio de Estêvão
A fé em Deus nos dá a força para enfrentarmos desafios e perseguições.
Devemos falar a verdade com coragem, mesmo quando isso significa ir contra a correnteza.
O amor e o perdão de Deus se estendem até mesmo aos nossos inimigos.
O martírio de Estêvão nos lembra que a vida eterna em Cristo vale mais do que qualquer sofrimento terreno.
Recursos Adicionais
https://www.gotquestions.org/Portugues/pessoas-biblia-estevao.html
https://www.youtube.com/watch?v=eY17ecKLiX4
https://www.churchofjesuschrist.org/study/manual/new-testament-stories/chapter-57-wicked-men-kill-stephen?lang=por
Conclusão
A história de Estêvão é um lembrete poderoso da importância da fé, da coragem e da fidelidade a Deus. Sua vida e morte nos inspiram a viver com convicção, defender o que é certo e amar os outros, mesmo diante da oposição. Através do exemplo de Estêvão, somos encorajados a perseverar em nossa fé e compartilhar o evangelho de Jesus Cristo com o mundo.