CLUBE DOS ALIADOS DE CAMPO GRANDE FAZ 100 ANOS (ENSAIO)

CLUBE DOS ALIADOS DE CAMPO GRANDE FAZ 100 ANOS (ENSAIO)

AUTOR: Paulo Roberto Giesteira

Frequento o clube dos aliados de Campo Grande desde meados dos anos de 1960, quando não entrava preto no seu quadro social e espaço que muitos frequentavam quadras de samba, cinemas populares ou clube 10 de Maio ou outros clubes de bailes existentes, pois o clube era recital da elite de Campo Grande.

Princípio da década de 1970, entrava preto os Breaks que ficavam a um galpão ao lado, enquanto os primeiros COCOTAS brancos ocupavam o salão social; Final da década de 1970 a princípio da década de 1980, começaram as rodas de samba, nos aliando-se com o compositor TATU da Mocidade Independente de Padre Miguel como apresentador... sexta-feiras e sábados a noite virando a madrugada.

Surgindo diversos outros grandes clubes como Luso Brasileiro, Clube Campo Grande e Analice que de um colégio dava bailes lotados com comparação aos outros citados.

E o Clube dos Aliados, devidos a concorrência, problemas sociais, comparação e administração foi perdendo espaço na Rua Viúva Dantas, ao qual levou sua sede e todo o seu espaço para a Estrada do Mendanha, fincando ali uma tradição de antigos e novos sócios frequentadores, conseguindo se manter, até porque o Clube Luso Brasileiro passou por um longo tempo na hegemonia do entretenimento de dança, bailes, banhos de piscina, sauna a vapor, e o inesquecível Luso City que dominou o cenário durante décadas seguinte atraindo frequentadores de outros estados e países, vindo a falir vendendo seu espaço a contraditiriedade populacional devido as péssimas administrações que assim conduziram este espaço.

Já o Aliados suportou no tempo sua firmada administração, vendo acabar vários outros clubes que faziam parte da destruição dos seus contemporâneos permaneceu heroicamente até os nossos dias.

Explicando o fato dele não deixar entrar gente da cor negra, devemos entender que: no princípio do século XX, os negros eram recém abolidos da escravidão, e por debaixo dos panos, sobre os interiores dos Estados, havia escravidão, e em um país recém formado por descendentes de portugueses, ingleses e outra raças persistia a segregação em muitos estabelecimentos do país.

Aqui na epoca da Capital Federal, muitos clubes cumpriam com esta regra, ao qual o Clube Municipal é outros eram eventos segregados.

E os aliados seguia o sistema da época ao qual pelo passar do tempo as coisas foram normalizando.

PARABÉNS CLUBE DOS ALIADOS PELO SEU 100 ANOS.

Paulo Roberto Giesteira
Enviado por Paulo Roberto Giesteira em 18/03/2024
Código do texto: T8022921
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.