Sonhar é preciso!

Falar de poesia é a certeza de jogar-se num precipício, mas calar-se é morrer antes de jogar-se. Então, lá vamos nós, falar, sem agredir, ou acusar. Sabendo discordar com respeito e empatia.

Por falar em empatia, creio ser a palavra mais em desuso nas atitudes de uma parcela da nossa sociedade. Aliás, quando não o foi? Fomos forjados numa sociedade com uma herança sombria e cruel do sistema escravagista. Quando se falar em reparação de todos os danos por ela causados durante séculos, fala-se em vitimização, ou assistencialismo.

Obviamente, boa parte dos que pensam dessa forma são pessoas brancas, que já naturalmente partem na frente das pessoas negras na corrida por emprego, e oportunidades.

No Brasil, há pouca consciência da realidade em que vivemos e a que nos submetem. O que é menos pobre, por ter uma pequena empresa com meia dúzia de funcionários já passa a pensar e a pensar-se como rico, e adora o discurso que beneficia ao andar de cima. Tudo para sentir-se descolado do andar de baixo. Questão de status (palavra das almas fúteis).

Assim, não espero que muita coisa mude a médio prazo no Brasil, mesmo com uma vitória da esquerda, pois o que precisamos mudar é o nosso modo de ver a realidade e desenvolvermos a tal da empatia, palavra mágica que muda o mundo de quem a sente, e que pode mudar o mundo de todos nós, a partir do momento em que ela passar a habitar a maior parte da nossa sociedade.

Ainda assim, é inegável que uma vitória da esquerda é fundamental para que a semente volte a ser plantada, para que nossos filhos e netos possam colher um mundo melhor lá na frente.

Sonhar é preciso.

Marcelo Simas Pereira
Enviado por Marcelo Simas Pereira em 28/07/2022
Código do texto: T7569980
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.